Ter uma franquia pode valer a pena sim!
A maior parte das pessoas quando pensa em empreender tem uma dúvida: comprar uma franquia ou desenvolver um negócio sozinho de maneira independente.
Não existe uma resposta pronta para esta pergunta. Cada alternativa tem suas vantagens e desvantagens, assim o futuro empresário precisa entender o que é mais adequado para ele. Para ajudar nesta escolha apresentamos um quadro resumo com as principais características de cada uma destas opções:
Franquia
Vantagens Desvantagens – Marca já conhecida -Pagamento de taxas de franquia, royalties, etc. – Menor risco – Tem que seguir as regras do franqueador – Negócio pronto – Limitação de expansão – Treinamento específico – Sucesso da unidade atrelado ao sucesso da rede – Assessoria constante – Restrição da criatividade.
Negócio independente
Vantagens & Desvantagens :
Liberdade para criação; necessidade de desenvolver todos os processos; possibilidade de grande crescimento; maior tempo para conquistar mercado (marca desconhecida); custo menor para implantação (não paga taxa de franquia); necessidade de muita pesquisa; livre de taxas mensais (royalties e publicidade), não tem histórico sobre o negócio; liberdade para gestão do negócio; não tem suporte específico.
Observando estes quadros podemos ver que ambas as situações tem vantagens e desvantagens, assim é importante que você, futuro empresário, faça uma análise do seu perfil para identificar que características são mais importantes de acordo com a sua visão de negócio, conseguindo assim identificar qual o melhor caminho a seguir.
Você pode perceber que para o seu perfil possa ser muito positivo fazer parte de uma rede. Mas não como franqueado e sim como franqueador. Neste caso deverá começar com um negócio próprio e então virar um franqueador.
Resumindo tudo isso posso lhe dizer o seguinte:
Se você gosta de autonomia e de criação é provável que tenha dificuldade em se adaptar numa rede de franquias. Tirando esta situação, quase sempre a melhor opção será comprar uma franquia. Veja minha opinião neste vídeo:
Mesmo para aqueles que acham que uma unidade franqueada é pouco, vale a pena ter uma franquia. Neste caso pode tanto optar por uma franquia que tenha um investimento maior. Gerando assim uma possibilidade de ganhos maiores, ou ser um multifranqueado. A figura do multifranqueado está ficando cada vez mais comum. São franqueados que acertaram tão bem na gestão de franquias que tem muitas unidades, diversas vezes, de marcas e setores bastante distintos.
Para conhecer as principais franquias do mercado veja o site Portal do Franchising da ABF Associação Brasileira de Franchising que apresenta informações sobre todas as marcas associadas.
Bons negócios e até a próxima!