A escolha do local ideal, do ponto comercial, para a instalação de uma unidade é uma etapa fundamental para o sucesso de um negócio.
Quem quer ser um franqueador de sucesso precisa dominar este tema.
Cada tipo de negócio tem suas necessidades específicas sobre onde e como deve ser o ponto comercial. Isto acontece mesmo para negócios no mesmo segmento.
Assim o fundamental é definir os critérios que são relevantes para o “seu” negócio e então partir para a busca e fazer uma análise técnica e financeira entre as opções encontradas.
As características que são relevantes para o seu negócio tem tudo a ver com o seu público-alvo, assim entender o perfil do seu cliente é fundamental. Construir a PERSONA é a base. Sabendo isto pode definir os critérios com maior precisão.
Critérios para a Escolha do Ponto Comercial
Para organizar os critérios fundamentais para o ponto comercial do seu negócio, vamos dividi-los em duas categorias: Macro e Micro.
A as características macro são aquelas relacionadas a região do ponto. Algumas destas características são:
- Faixa etária da região (por exemplo regiões com muitas universidades acabam tendo muitos estudantes na região e assim tem muitos jovens morando/circulando)
- Renda Per Capta da Região
- Características do comércio local
- Etc.
⠀
Características Micro
A as características macro são aquelas relacionadas ao ponto especificamente. Algumas destas características são:
- Ponto de ônibus bem próximo ao imóvel (para uma padaria no centro isso pode ser bem positivo, as pessoas indo pegar o ônibus para ir para casa já passam para comprar um pãozinho..enquanto para uma galeria de arte a fila formada na frente da sua loja pode atrapalhar a visibilidade do local)
- Área (em m²)
- Estacionamento próprio ou próximo
- Facilidade para carga e descarga (para um pequeno mercado isto pode ser bem relevante, para um salão de beleza pode ser indiferente).
- Fluxo de Pedestres
- Fluxo de veículos
- Pé-direito alto
- Etc.
⠀
Peso de cada característica
Depois de definir as características, é preciso estabelecer o peso de cada uma delas para o seu negócio. Sugiro pontuar de 1 a 10.
Exemplo: se ter estacionamento for muito importante para o seu negócio, esta característica “estacionamento próprio” terá peso 10 enquanto.
Depois de dar os pesos pode partir para busca e avaliação de imóveis.
Avaliando as opções
Quando as opções de pontos comerciais já estiverem selecionadas, parte-se para a análise matemática colocando as informações em um planilha.
O imóvel com melhor pontuação será o prioritário. Veja exemplo no vídeo no final deste post.
Dicas gerais:
Velocidade da Via: Vias de alto fluxo são boas, mas o ponto deve ser em frente a alguma “redutor” de velocidade (como lombada, sinaleiro, etc) porque senão ninguém vê.
Lado da rua: De preferência a pontos do lado direito no sentido do fluxo (pesquisas indicam que as pessoas observam mais o lado direito).
Valor do aluguel: verifique se o valor do aluguel está adequado com o seu plano de negócios, não adianta ter um super ponto se você não conseguirá ter um negócio lucrativo por causa do valor do aluguel.
Prefeitura: antes de fechar contrato é imprescindível fazer uma consulta na prefeitura para verificar se o tipo de negócio pode funcionar naquele endereço.
Fluxo: o fluxo de pessoas e/ou veículos é fator crítico para a maioria dos negócios, existem alguns aplicativos que podem te ajudar no serviço de contar o número de pessoas e veículos. Um deles é chamado: contador e pode ser baixado na Google Play.
Agora é levantar da cadeira e ir busca o ponto comercial ideal para o seu negócio.
Sucesso e até a próxima.