O QUE É FRANQUIA?

Apesar de normalmente eu publicar muito conteúdo profundo e técnico sobre franchising, ainda vejo que tem muitas pessoas não conseguiram entender de maneira clara o que é franquia.

 

Para dominar a essência do franchising precisamos entender os papéis da partes: Franqueador e Franqueado, e a troca que existe, ou deve existir entre eles para que o sistema funcione como deve, sendo positivo para ambos.

Quando o sistema funciona adequadamente a sinergia gerada é incrível e a força da rede torna-se insuperável quando comparada com a de negócios independentes similares.

Franqueador:

 

É o criador/detentor de uma marca e de um modelo de negócio de sucesso incluindo todo o know-how (saber como fazer) necessário para a replicação deste modelo. Veja este artigo sobre as vantagens de ser um franqueador.

Franqueado:

 

O investidor/operador de uma ou mais unidades franqueadas, que a partir do know-how transferido pelo franqueador mais a o direito de uso da marca faz com que esta(s) unidade(s) tem um operação similar a unidade original (piloto) do franqueador e assim obtenha o mesmo resultado financeiro de sucesso.

 

Troca:

 

Para que o franqueador ceda o uso da marca e também o seu processo de trabalho, normalmente o franqueado irá pagar uma taxa de franquia – valor para fazer parte de rede – e royalties – valores para remunerar o franqueador pelo uso da marca, do know-how e para que receba um suporte para a sua unidade de maneira contínua.

 

Força da rede de franquias:

 

A sinergia gerada por um negócio em rede trás inúmeras vantagens para franqueador e franqueado. Só para citar algumas: poder de negociação com fornecedores, valorização da marca, aprendizado rápido, recursos para inovação contínua.

Para saber mais sobre o que é franquia, veja este vídeo:

 

 

Compartilhe
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Últimas
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Conecte-se