Os 7 indicadores do Franqueador

Começo dizendo que nenhum bom negócio sobrevive se não souber para onde está indo. E a função dos indicadores é clarear o caminho, mostrar a realidade de cada e são extremamente importantes para a saúde do seu negócio e, para transferir completamente o know-how para os seus franqueados.

Eles servirão como uma forte bússola que deixará todo o caminho mais nítido.

Eu poderia listar uma vasta lista aqui, mas quero pontuar os principais. São eles:

Indicadores Financeiros

Receitas

Como a franquia ganha dinheiro? É importante definir esse indicador de forma clara para que você possa avaliar de acordo com o andamento das operações como ele está se desempenhando. Além disso, é necessário que você determine isso previamente para que seus novos franqueados saibam quais serão suas responsabilidades com a franquia.

Custos

Quais são as responsabilidades que a franquia tem para operar?

Lembre-se sempre que o nosso objetivo é ter uma operação enxuta desde o início para demonstrar retorno logo no começo das atividades e com o passar do tempo e resultado das unidades, utilizar os recursos para reinvestir.

Expansão

Quantas unidades desejo crescer no primeiro ano? Como está esse andamento? Qual será a minha estratégia?

Essas perguntas são o direcionamento para que você tenha em mente os números da sua expansão.

Franqueados satisfação

Mensurar a satisfação dos seus franqueados é extremamente relevante para que você entenda quais são os pontos fortes e fracos do seu suporte. Entender como eles têm se sentido, em que precisam de ajuda e como isso impacta no resultado de suas operações é um fator chave para o seu crescimento.

Franqueados resultado

Visualizar de uma forma geral, todo o resultado da sua rede é fundamental para que você tenha um real conhecimento da saúde dela. Quantas unidades estão dentro do lucro estimado? Quantas estão acima? Quais os melhores faturamentos do trimestre?

Pessoas

Independente do tamanho da sua equipe é necessário que você saiba qual tem sido o impacto e a contribuição de cada uma delas na sua franquia. Qual o percentual de desempenho? Qual a sua taxa de turnover? Quantos treinamentos realizados e a eficiência deles?

Outros

Cada negócio pode ter especificidades e com isso, a abertura para indicadores específicos de cada ramo de atuação. Quantos fornecedores homologados? Qual a retenção dos fornecedores? Produtos, Compras, Etc…

É claro que sempre haverão novos indicadores e novos pontos de observação. Cabe a você atualizar essa lista a medida que houver necessidade. Mas, para ter um começo, esses são os principais indicadores que uma franquia precisa ter.

Se você ainda não conhece, no Segredos da Franquia, meu curso que te ensina tudo sobre a formatação do seu negócio, eu te explico detalhadamente o que você pode considerar em cada um desses indicadores e muito mais. Para saber mais, clique aqui.

Compartilhe
Últimas
Compartilhe
Conecte-se