FRANQUEADOR E FRANQUEADO

Para que uma rede de franquias seja bem-sucedida é fundamental a convergência dos esforços do franqueador e dos franqueados em um objetivo comum. Inclusive na Convenção da IFA 2018 (International Franchise Association) foi apresentada como característica “número 1” das franquias se sucesso a seguinte:

 

“Franqueador e franqueado reconhecem que seus sucessos são conseguidos juntos, quase que uniformemente.”

 

Para conhecer as outras 9 acesse o infográfico 10 características das Franquias de Sucesso.

Ficando clara importância do trabalho conjunto e integrado entre franqueador e franqueado é necessário entender qual o papel de cada um na relação empresarial. Dependendo do modelo de negócio estabelecido pelo franqueador, que deve ser explicitado na COF e no Contrato de Franquia, as funções especificas de cada parte podem ser diferentes em cada marca. A essência dos papéis cada um, entretanto, são comuns para todas as franquias e apresentadas a seguir:

 

Papeis do Franqueador:

 

  • Estratégia: definir a estratégia do negócio, definindo os direcionamentos que a marca deve tomar e onde quer chegar. O franqueador deve exercer a liderança da rede conduzindo toda a sua equipe e toda a rede em um mesmo sentido e direção.

 

  • Marca: proteger e promover a marca. A marca é um grande ativo da franquia, assim deve ser tratada com todo zelo, tanto nos aspectos formais relativos à sua propriedade junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, quanto nos aspectos de percepção do valor da mesma pelo mercado.

 

  • Produtos e serviços: desenvolver produtos e/ou serviços que serão comercializados pela rede. Para a manutenção da competitividade de qualquer empresa é necessária a inovação contínua de seus produtos e serviços. Numa rede de franquias o franqueador deve realizar as atividades de pesquisa e desenvolvimento para novos produtos e serviços que serão oferecidos para os clientes das unidades franqueadas.

 

  • Expandir a rede: encontrar e selecionar franqueados para a expansão sustentável da rede. A rede tem mais força à medida que cresce. Assim o crescimento da rede é positivo não só para o franqueador, mas para todos que já fazem parte. Observando que deve crescer não apenas em quantidade, mas considerando o perfil dos franqueados e a sustentabilidade do negócio.

 

  • Desenvolvimento e transferência de know-how: criar e melhorar processos, transferindo o know-how para a rede de franqueados e unidades próprias. O conhecimento do franqueador sobre a gestão e a operação do negócio é um dos grandes valores da franquia e a transferência deste know-how deve ser realizado de maneira precisa e efetiva pelo franqueador para os franqueados de modo que estes possam aproveitar toda a experiência adquirida em suas operações.

 

  • Suporte: prestar suporte para a implantação de novas unidades e para a gestão e operação das unidades de acordo com os padrões da rede. O suporte é uma das formas de transferência de know-how e tem a função de apoiar o franqueado na busca de seus objetivos com o negócio.

 

 

Papeis do Franqueado:

 

  • Operação: garantir o bom funcionamento operacional da sua unidade franqueada, pessoalmente ou através de sua equipe. A unidade franqueada é de propriedade do franqueado e assim este é totalmente responsável pelo seu negócio.

 

  • Uso da marca: utilizar a marca de maneira diligente e cuidadosa preservando o bom prestígio e contribuindo para o aumento do seu reconhecimento. Qualquer fator positivo ou negativo relacionado ao uso da marca por uma unidade acaba tendo impacto sobre a imagem de toda a rede.

 

  • Atendimento ao consumidor final: ser a interface com os consumidores finais da marca. Um dos principais motivos de uma marca franquear é justamente conseguir ter um relacionamento mais próximo com os seus clientes através de sua rede.

 

  • Padrões da rede: seguir os padrões e melhores práticas definidas pelo franqueador. A expectativa dos clientes de uma marca é ter a certeza do que irá encontrar em qualquer unidade da rede o mesmo padrão de atendimento, ambiente, serviços e produtos. Resta assim ao franqueador definir os padrões e aos franqueados aplicá-los em suas unidades.

 

  • Gestão: gerir a sua unidade buscando o resultado financeiro. Para que o negócio tenha sucesso, além de uma excelente operação o franqueado também deve realizar com muita atenção a gestão a empresa. A gestão envolve essencialmente os aspectos financeiros, de recursos humanos e de logística.

 

 

Conclusão

 

As obrigações e papéis do franqueador e dos franqueados em uma rede de franquias são fundamentais para o sucesso da marca e devem ser bem definidas pelo franqueador e bem conduzidas por todos os participantes para que os benefícios que podem ser gerados pela atuação em rede sejam efetivamente obtidos.

 

 

 

Deve ficar claro que uma relação de interdependência positiva é a tendência para as redes que atuam com visão de longo prazo.

Compartilhe
Últimas
Compartilhe
Conecte-se