FEIRA DE FRANQUIAS

Vale a pena participar de uma feira de franquias?

 

Há alguns anos atrás participar de uma feira de franquias, e principalmente das grandes feiras era quase que obrigatório para quem quisesse expandir sua rede de franquias. Principalmente nas feiras promovidas pela ABF e em especial a ABF EXPO que acontece sempre em junho, em SP.

A ABF EXPO é considerada em algumas de suas edições, a maior feira de franquias do mundo.

Hoje a situação mudou, e a coisa não funciona mais assim. Pode ser um bom negócio, mas também uma cilada. Aprenda neste post quando vale a pena investir em um stand numa feira.

 

Quando vale a pena investir numa feira de franquias

 

Quando a feira é boa:

Existem feiras que atraem uma grande quantidade de público, e além disso o público é qualificado (grande parte são pessoas que realmente querem investir em um novo negócio). Para saber se uma feira é boa:

 

  • Verifique quem foram os expositores da última edição, entre em contato com alguns e pergunte como foi a feira para eles e se vão participar novamente.
  • Analise o histórico da feira. Normalmente as feiras mais tradicionais e promovidas por instituições de grande porte , já criaram uma marca forte e aprenderam o que funciona e o que não funciona. Exemplos de feiras que são tradicionais e tem um bom desempenho são as feiras da ABF e as Feiras do Empreendedor promovidas pelo Sebrae.

 

Quando você tem um grande orçamento de marketing:

Se além de outras ações de posicionamento de marca e de captação de leads (veja mais sobre isto no post sobre roteiro de expansão de rede de franquias), existirem recursos para participar de uma feira é bacana para aumentar o seu arsenal de marketing. Sempre vai ajudar no posicionamento da marca e podem surgir alguns bons leads para a expansão da rede.

 

Quando o investimento é proporcionalmente muito baixo.

 

De vez em quando surgem algumas oportunidades para participar de alguma feira com um investimento muito baixo. Algumas vezes o investimento é zero. Isto acontece porque quem está promovendo a feira tem interesse em que você esteja expondo seu negócio lá.

Exemplos: novos shoppings, universidades, prefeituras, etc. Participei de uma feira ano passado em São Luis do Maranhão que foi excelente e com investimento zero. Fizeram um ótimo trabalho de divulgação e organização. Valeu muito a pena!

 

Quando esta alinhada com a sua estratégia de expansão.

 

Acredito que este é o ponto principal! Não adianta nem pensar em participar de uma feira se você não tem uma estratégia de expansão vem definida. Se já tiver a estratégia definida e a feira que estiver pensando em participar não agregar nada para a estratégia. Esqueça! Por exemplo, comentei que a feira em São Luis foi excelente, mas se a estratégia das empresas que estava representando fosse expandir, naquele momento, não faria sentido participar. Mesmo sendo uma boa feira, com um investimento baixíssimo. A estratégia de expansão faz parte do plano de expansão que deve ser desenvolvido na etapa de formatação.

 

Aproveita e dá uma olhada neste vídeo que fiz sobre o assunto:

 

 

Já participou de alguma feira? Nos conte o que achou.

Bons negócios e até a próxima!

Compartilhe
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Últimas
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Conecte-se