Expansão de Franquias é a atividade de fazer uma rede de franquias crescer através da comercialização de novas unidades franqueadas.
A venda de franquias é a essência da expansão, porém, além da venda são essenciais também a seleção de franqueados e a definição de praças de interesse.
Para conhecer as etapas do processo de expansão veja este roteiro.
Expansão de franquias
Uma das ações mais desafiadoras do processo de expansão é a captação de interessados. Para captar pessoas interessadas em serem franqueadas de uma marca, o processo geral segue o mesmo fluxo do marketing para qualquer outro produto, que é composto pelas seguintes etapas: Atenção – Interesse – Desejo – Ação.
Estas etapas formam o funil de vendas.
O funil de vendas não é nenhuma novidade, foi idealizado em 1898!
O Funil de Vendas tem origem no modelo criado por Elias St. Elmo Lewis em 1898, e aprimorado por ele mesmo em 1900 denominado AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Pelas informações bibliográficas (Barry & Thomas, 1987) Lewis foi o primeiro a abordar um caminho lógico com base no comportamento do comprador para apresentar o processo de venda.
Vários autores utilizaram o modelo AIDA para criar metodologias de funil, com uma estrutura parecida, que foram denominadas: funil de vendas, funil de marketing, jornada do cliente, entre outras. Estas metodologias foram evoluindo com o passar dos anos e formaram a base do estudo do comportamento do consumidor, sendo assim essenciais em qualquer estudo de marketing.
Funil de vendas
Mais recentemente, notadamente a partir dos anos 2000, com a popularização da internet como ferramenta de marketing, o conceito do funil de venda ganhou diversas variações e complementações. Independente das variações que tenha a espinha dorsal da metodologia atual mantém uma forte relação com os conceitos originais.
O uso do termo funil é decorrente da seguinte situação: muitas pessoas/empresas são impactadas pela divulgação do negócio. Elas estão na boca do funil. Uma parte destas terá interesse e vai querer saber mais – continuam no funil enquanto outras saem. Um parte destas irá ter o desejo de realizar uma compra – continua, enquanto outra parte sai do funil. E por fim algumas das pessoas realizam a compra efetivamente passando pelo funil. Enquanto outras por diversos motivos (desistiram, não tinham crédito, não tinha o produto na especificação que precisam, etc.) saem.
No caso da expansão de franquias o produto final é a formalização da entrada na rede. Se considerarmos que em cada fase passa para a seguinte um percentual menor do que entrou, forma-se a figura de um funil. Para cada modelo podem existir mais ou menos fases, e diferentes abordagens para cada fase.
Atualmente a melhor maneira para conduzir os potenciais franqueados pelo funil até a assinatura do contrato é através do marketing digital.
Marketing digital para franquias
O marketing digital para franquias usa todo o know-how do marketing digital, envolvendo ferramentas, inbound marketing, marketing de conteúdo, mídias, etc. levando em conta a jornada do potencial franqueado. Esta jornada possui características próprias deste mercado e que serão discutidas a seguir objetivando a expansão de franquias.
Se tiver dúvidas, ou quiser comentar, deixo nos comentários que terei o maior prazer em ler e responder 😉
Boa expansão!