Já conheci muitos empresários de sucesso e vários deles demonstram muita felicidade, não só pelo dinheiro que conseguiram, mas também porque conseguem equilibrar o trabalho com o tempo em família, atividades de lazer e uma vida saudável. Muitos deles, assim como eu, colocando Deus em primeiro lugar.
Percebi que existe algo em comum nestes empresários. Sabe o que é? Todos atuam na estratégia das suas empresas e já deixaram o dia a dia da operação pra trás. Eles gastam seu tempo pensando de maneira inteligente no futuro do negócio, tomando decisões que terão grande impacto para o crescimento da marca.
Normalmente quem fica preso na operação acaba vendo concorrentes que entraram no mercado depois (algumas vezes até copiaram a sua ideia) e com menos qualidade, crescendo e ganhando espaço.
Para conseguir sair da operação e poder atuar no estratégico é necessário que o negócio cresça. Não tem como ser o estrategista, sem atuar na operação, se a empresa for muito pequena, pois alguém tem que “carregar o piano”. E mesmo que seja um bom negócio, dificilmente o resultado financeiro gerado será suficiente para pagar quem vai tocar a operação com competência e ainda sobrar algum lucro para o empresário.
Então fica claro que você pode – e deve – focar sua energia e seu tempo na estratégia de expansão do seu negócio.
O crescimento do negócio torna possível pagar pessoas para realizarem o trabalho operacional. Este tipo de trabalho tem que custar muito menos do que vale a SUA HORA, afinal, se a hora do empresário não é a que tem mais valor no negócio, alguma coisa está errada.
A maioria dos grandes empresários de hoje começaram com negócios pequenos, com pouco recurso, com pouca gente. Mas conseguiram mudar de patamar acelerando o crescimento das suas empresas.
Na minha visão a melhor maneira para fazer impulsionar o crescimento da sua empresa é franqueando.
Através do correto processo de transformação de uma empresa em franquia se consegue fazer a avaliação e os ajustes necessários para que mesmo antes de começar a vender franquias o negócio já comece a apresentar um desempenho melhor.
Ao expandir seu negócio através do sistema de franchising a sua forma de gerar receita é através da remuneração pelo uso da sua marca e pelo uso do seu know-how (conhecimento do negócio). Assim, seu papel é pensar em como fazer a marca ter cada vez mais valor, como melhorar os detalhes do negócio e dos seus produtos, ou seja: definir as estratégias da empresa.
Aqui vale bem aquela analogia que Tony Robbins costuma utilizar: o ajuste de 2 milímetros na sua tacada no jogo de golfe pode fazer você acertar no buraco certo em vez da bola cair na água a metros de distância. Fazer este ajuste é o papel do responsável pela estratégia, do empresário. O seu papel.
Através do franchising você pode fazer a empresa ter um crescimento exponencial e alcançar o nível que você merece, permitindo que saia da operação e atue no estratégico. Assim poderá entrar no time dos empresários que, além de ter sucesso, são felizes.
Já pensou no tamanho que sua rede pode ter? Veja este artigo.