Quando o assunto é como virar uma franquia, surgem muitos medos e mitos. Nesse artigo, quero te contar de forma muito prática quais são as etapas para transformar o seu negócio em uma franquia e você vai perceber que é muito mais fácil do que você imagina. Vem comigo!
Mas antes,
O que você não precisa para virar franquia:
Antes de te contar o processo correto preciso desmitificar o que falam por aí sobre a formatação de franquias e que acaba fazendo muitas pessoas desistirem.
- Não existe um tempo mínimo de mercado exigido
Já vi dezenas de empresas que começaram a operação do negócio já com o objetivo de franquear e tiveram muito sucesso desde a primeira unidade. O tempo pode sim ser um aliado e contar ao seu favor mas, ele por si só, não deve ser um fator decisivo para te fazer desistir de franquear.
- Você não precisa ter um número mínimo de unidades
Algumas pessoas me perguntam através das minhas redes sociais se é necessário ter outras lojas antes de franquear ou até mesmo se é necessário possuir as primeiras franquias e esse é mais um mito. Você pode optar ter uma unidade para pilotar ações ou até mesmo para estar em contato com a operação mas não precisa ter muitas unidades antes de franquear. A primeira unidade vendida pode ser para um terceiro.
- Não é obrigatório a ajuda de empresas de formatação ou um investimento muito alto
Por desconhecer o processo de formatação, muitas pessoas tem medo de executa-lo e acabam optando por contratar empresas terceirizada para realizar o processo. Acontece que, na maioria dos casos, o franqueador recebe a empresa formatada mas durante o processo, ele não aprendeu como seu um franqueador e quais são as suas responsabilidades junto com a rede. Isso acaba gerando muito transtorno e retrabalho ao longo da operação, além do investimento altíssimo que foi realizado anteriormente.
Então, o que é necessário para virar uma franquia?
Agora que você já sabe o que não é necessário, quero te contar sobre as reais características que são imprescindíveis no processo de formatação.
Ter um modelo de negócios lucrativo
Todas as pessoas que se interessarem pela sua franquia, estarão em busca de algo que gere resultado pra elas também. Por isso, o primeiro ponto que você deve considerar para franquear é se a sua empresa possui um modelo de negócios lucrativo e se essa lucratividade é interessante dentro do mercado que você está inserido. Você precisará realizar as análises financeiras necessárias e identificar também a rentabilidade e o payback do negócio. Esses dados serão cruciais no momento futuro que você for vender suas primeiras unidades.
Domínio sobre a operação = Know-How
Os treinamentos serão algo muito recorrentes no dia a dia de uma franqueadora e você precisa saber comunicar para os seus franqueados e, sendo assim, é necessário que você tenha domínio sobre a operação. Você precisa saber como o seu negócio funciona e o que é necessário fazer para que ele tenha sucesso.
Se você tem essas duas características, é hora de preparar os materiais:
Quais os materiais e documentos necessários para virar franquia
Registro de Marca junto ao INPI
Se você já tem o registro da sua marca ou está em processo, você já cumpriu o primeiro requisito.
CNPJ da franqueadora
Em muitos casos é possível apenas adicionar a atividade de franqueadora junto ao seu CNPJ. É importante verificar essa descrição para seguir os próximos passos.
Manuais e processos
Esses são os documentos da operação que você precisará fornecer para os seus franqueados, afim de transferir o seu know-how sobre a operação. Será através desses manuais que cada unidade poderá operar independentemente seguindo os padrões da franqueadora.
Documentos Jurídicos
- COF: a Circular de oferta de franquia é um documento exigido por lei, onde você irá apresentar todas as condições e oportunidades da empresa. Ela será a sua apresentação comercial ao mercado.
- Contrato de Franquia: através dele é possível direcionar quais são as responsabilidades de cada parte envolvida no acordo. É indicado que seja desenvolvido por profissionais da área jurídica e, dentro do meu curso, eu disponibilizo modelos pra que você possa adaptar ao seu negócio.
Tudo fica muito mais fácil quando você tem um cronograma em mãos. Conheça o método SDF que te auxilia do começo ao fim, e te ajuda a formatar a sua empresa em apenas 6 semanas. Clique aqui e leia mais.