COMO CRIAR UMA FRANQUIA DA MINHA EMPRESA?

Aprender como criar uma franquia é o desejo de muitos empresários ao ver o sucesso do negócio.

Surge então a pergunta: Como montar uma franquia da minha empresa?

Para começar é preciso avaliar se a empresa está em condições de virar uma franquia. Neste artigo vou mostrar como fazer esta análise. Se a sua conclusão for positiva, seu negócio pode virar uma franquia poderá passar para outro estágio que é saber como criar uma franquia.

Para responder esta pergunta é necessário fazer uma análise de franqueabilidade e assim saber se pode franquear seu negócio.

Esta análise consiste em verificar os pontos críticos fundamentais para que um negócio seja franqueável com sucesso, sendo positivo para franqueador, franqueados e clientes.

Quase todos os negócios são franqueáveis, porém deve ser encontrado o modelo que permita uma franquia de sucesso.

Os temas principais que devem ser analisadas são:

  • Marca e Diferenciais
  • Estrutura e Processos
  • Maturidade do Negócio
  • Desempenho Financeiro

Nesse vídeo eu explico tudo o que deve ser observado em cada um destes itens e um formulário para fazer a analise de franqueabilidade do seu negócio.

 

1. Marca e diferenciais

Normalmente as pessoas interessadas em adquirir uma franquia estão em busca de uma marca conhecida. Se fosse para montar um negócio sem marca a maioria delas abriria sua empresa sozinho. Então a marca é sim muito relevante.

 

Mas e se a sua empresa ainda é pequena e sua marca não é tão forte? Neste caso precisa ter diferenciais que sejam relevantes o suficiente para “compensar” não ter ainda uma marca reconhecida. Os diferenciais devem gerar a expectativa de que no futuro a marca poderá crescer e assim o potencial franqueado estará investindo em um bom negócio.

Se sua marca ainda não deu entrada no seu pedido de registro de marca no INPI não pode perder este artigo: Como Registrar uma Marca

2. Estrutura e processos

Para franquear seu negócio precisará transferir know-how para os franqueados. Transferir know-how é passar para ele toda a essência do seu negócio de modo que possa implantar, operar e gerencia a unidade dele de acordo com o seu modelo.

Para fazer a transferência de know-how é preciso ter domínio sobre o seu negócio. Este domínio é tangibilizado através de processos padronizados e formalizados.

Além do domínio sobre os processos para efetivar o transferência de know-how exigira uma estrutura se suporte aos franqueados. Esta estrutura envolverá treinamentos, consultores de campo e canais de atendimento. Neste momento de analise para ver se o negócio é franqueável ainda não terá a estrutura pronta, mas precisa avaliar se tem condições de montar esta estrutura antes de vender franquias.

3. Maturidade do negócio

Quanto mais maduro o negócio, maior a probabilidade de sucesso. Se uma empresa já possui diversas unidades, os seus gestores já sabem como replicar o negócio, quais são as dificuldades de cada nova unidades, como treinar novas equipes, etc.

Além disso se o negócio tem vários anos de existência não é só uma moda passageira.

Estes fatores dão mais segurança na hora de expandir com o franchising. Isso não significa que um negócio novo não possa ser franqueado, mas é necessário estar consciente que o risco é maior e assim uma análise mais profunda deve ser realizada.

4. Desempenho financeiro

Por último, mas nenhum pouco menos importante, deve ser analisado o desempenho financeiro.

Quando se fala em desempenho financeiro precisamos analisar duas perspectiva: a do franqueado e a do franqueado.

Franqueador: deve ser feita uma simulação para saber quantas unidades serão necessárias até que se atinja o ponto de equilíbrio da empresa franqueadora e se o lucro que será gerado com a franqueadora após atingir um número realista de unidades franqueadas valerá a pena. O trabalho e o investimento exigidos de um franqueador são grandes.

Franqueado: o franqueado quer saber quanto vai investir, em quanto tempo este dinheiro vai voltar (payback). Qual é a rentabilidade do negócio (quanto estará ganhando em comparação a investir o mesmo valor no mercado financeiro, por exemplo). E qual será a lucratividade (quanto que sobre no final do mês).

Os números do modelo de franquia planejado devem ser satisfatórios e atraentes para franqueador e franqueado para que o projeto possa seguir adiante. Se não forem atraentes não significa que o projeto deva ser abandonado. Significa apenas que o modelo deve ser ajustado.

Publiquei um vídeo sobre o momento em que uma empresa pode virar uma franquia com base nos aspectos financeiros.

 

 

Para ajudar neste trabalho de fazer a analise do seu negócio em relação a possibilidade de como criar uma franquia a partir dele, elaborei uma ferramenta para lhe ajudar.

Preencha o formulário (atenção para colocar corretamente o seu endereço de e-mail para que possamos enviar o resultado da análise do seu negócio). Receba gratuitamente o relatório de análise de franqueabilidade. Para acessar a ferramente, clique neste link: Ferramenta de Analise de Franqueabilidade.

 

Como criar uma franquia?

 

Se o seu negócio é franqueável deve começar a estudar como criar uma franquia. Pode contratar uma consultoria, como a minha 😉 que é FRANQUEADOR.COM ou pode fazer um curso desde que seja bem completo.

 

Gostaria de indicar um curso online. Neste curso é apresentado todo o processo de formatação de franquias.

 

Nesta apresentação fiz uma revisão rápida dos 3 pilares essenciais que devem ser analisados:

 

https://www.slideshare.net/erlonlabatut/3-pilares-para-descobrir-se-uma-empresa-pode-ser-uma-franquia

 

Desejo sucesso na sua jornada para aprender como criar uma franquia e tornar o seu negócio um grande caso de sucesso!

 

 

 

Compartilhe
Últimas
Compartilhe
Conecte-se