[ editar artigo]

O Que NÃO Fazer Antes de Franquear Uma Empresa

O Que NÃO Fazer Antes de Franquear Uma Empresa

Olá Comunidade do Franqueador! É um prazer gigantesco participar desta turma ao lado de grandes nomes do Franchising nacional! Agradeço imensamente o convite do Erlon Labatut, um dos profissionais mais éticos e responsáveis que tive a oportunidade de conhecer virtualmente e acompanhar sua carreira e conteúdos.

Ao final do artigo eu me apresento para não ficar cansativo para você mas vou compartilhar contigo meu 2º Livro publicado. Eu batizei este livro com o título "As 12 Cagadas Mais Comuns Antes de Franquear Uma Empresa". Sim, vou começar pelo segundo pois foi o que chamou bastante atenção do Erlon quando ele me convidou pra vir aqui escrever e vou discorrer algumas cagadas que vi muitos empresários cometendo em suas jornadas na formatação de suas empresas em franquia. Ao final do artigo tem um link para você baixar gratuitamente este livro completo.

Uma grande burrada que já vi acontecer e eu julgo como sendo a maior delas é o empresário ter a ingenuidade de formatar sua rede de franquias por conta própria! Meu amigo e minha amiga, por favor, não cometa este deslize pois eu faço uma alusão que por mais lúdica que pareça não deixa de ilustrar bem. Formatar sua própria rede de franquias acreditando em cursinhos on-line ou documentações "prontas" é igual você fazer um curso para arrancar seu próprio dente do siso! Isto é impensável e impraticável! Você pode até aprender, com certeza vai conseguir executar algumas etapas mas vai cair feio do cavalo na hora que a dor se tornar insuportável e a hemorragia não parar mais. Por favor não cometa esta imbecilidade.

Outro ponto que separei para este artigo é quando nós falamos no meio do franchising "Franquia de Power Point®". Isso quer dizer quando alguém sai por aí no mercado oferecendo um modelo de negócio sem ao menos ter o modelo de negócios realmente fora do papel! Pasmem! Essa prática é relativamente comum no mercado e é necessário tomar muito cuidado pois se você leitor(a) está pensando ou já pensou em franquear sua empresa ou caso você esteja aí do outro lado buscando comprar uma franquia, não acredite em quem não tem sequer sua unidade própria funcionando e NO AZUL! Já quem é empresário e quer oferecer uma ideia de papel como franquia no mercado, minha sugestão é abortar este plano antes de ser executado pois você até poderá enganar meia dúzia de inocentes mas como o ditado já diz: "mentira tem perna curta" e graças a Deus e ao trabalho de profissionais como nós, os picaretas e ilusionistas do franchising estão sendo eliminados do mercado.

Para não me estender muito vou dar mais uma amostra de todas as cagadas que separei durante os mais de 6 anos que estou acompanhando os bastidores do franchising bem como os mais de 12 anos que atendo o segmento enquanto estive em minha carreira de publicitário.

Esta cagada que separei é um pouco complementar à anterior e traz os falastrões que oferecem modelos de negócios diferentes àqueles já existentes e em operação, eu vou explicar. Imagine um Pet Shop que tem uma rede de lojas próprias tanto em bairros quanto em shoppings centers, aí eles resolvem franquear e saem por aí oferecendo o Pet Truck (como um food truck) e uma loja Store in Store sem possuir estas modalidades em operação real. Apesar do franqueador possuir conhecimento sobre o mercado e sua dinâmica, é bastante provável que haverá problemas de percurso na implantação destes modelos pois ainda não foram efetivamente pilotados.

Eu espero de verdade que este pequeno artigo comece a abrir seus olhos para algumas práticas ruins que o mercado de franquias ainda pratica e que a gente possa a partir deste instante reescrever o setor de franquias no Brasil, promovendo um resgate à credibilidade que tanto se esvaiu nos últimos anos.

Para você fazer o DOWNLOAD GRATUITO do meu 2º Livro: CLIQUE AQUI!

A gente se vê do outro lado! Tenha uma boa leitura!

**

João Cânovas é graduado em Publicidade e Propaganda, Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Franquias pela Franchising University, Embaixador do Geração de Valor (Flávio Augusto da Silva) e fundador da Nova Era Estratégia. São mais de 10 anos de mercado com experiência acumulada nos bastidores do marketing e da expansão de grandes franqueadoras do Brasil entre elas a maior franqueadora do mundo do segmento de Educação Profissionalizante. Já foram mais de 150 empresas atendidas, mais de 100 franquias comercializadas, mais de 20.000 horas úteis de consultoria e mesmo assim o aprendizado não pode parar. Não existe verdade absoluta, não existe um papa no assunto, o mercado de franquias mudou e nós vamos ajudar você a entender o  franchising. Você pode encontrar a Nova Era na Amazon, Twitter, Facebook, Instagram, Whatsapp, LinkedIn, YouTube, Pinterest, SoundCloud, Apple PodCasts, Google PodCasts, Spotify, Stitcher, TuneIn, Deezer, Spreaker, Blubrry e CastBox. Para acompanhar a Nova Era Estratégia acesse https://www.novaeraestrategia.com/tudo

Comunidade do Franqueador
Ler matéria completa
Indicados para você