[ editar artigo]

450 Ideias de Negócios Lucrativos

Quando queremos montar um novo negócio, é importante identificar ideias de negócios lucrativos! Ideias que parecem ótimas podem ser uma furada. E coisas que estão dando dinheiro hoje, podem gerar prejuízo para quem entra atrasado na onda.

450 ideias de negócios lucrativos

O primeiro erro é querer saber:

O que está dando dinheiro?

Normalmente o que está dando dinheiro hoje é excelente para quem já está retirando os lucros do negócio.

Para quem vai entrar agora o desafio é bem maior devido à alta concorrência.

Existem negócios clássicos que não vão te deixar rico, mas se forem bem planejados e embasados em um boa pesquisa do mercado local podem ser opções interessantes. Principalmente em momentos em que o retorno obtido nos investimentos do mercado financeiro são muito baixos.

As ideias mais populares são:

Lojas Virtuais:

Investir em um e-commerce pode ser um bom negócio tendo em vista que as vendas online têm crescido significativamente nos últimos 10 anos. Porém, é preciso olhar para a alta competitividade: com tantas plataformas de e-commerce e mesmo as vendas por redes sociais, tornaram muito fácil a entrada de novos players. Outro ponto crítico é a capacidade logística. O Brasil é um país de dimensões continentais e um custo logístico muito alto.

Escritório de consultoria

Ajudar empresas e profissionais a identificar soluções e implementá-las é um excelente negócio para profissionais com uma expertise grande em um assunto específico. Nos serviços de consultoria, o "produto" é o conhecimento e a experiência do profissional.

Fornecimento de alimentos em marmitas

A correria do dia-a-dia torna cada vez mais escasso o tempo para se dedicar à alimentação. Porém, uma das principais macro tendencias é a busca pela boa saúde e qualidade de vida. Por isso, empresas que conseguem entregar comida de forma prática e saudável estão encontrando seu espaço no mercado.

Cuidados para Idosos

A população está envelhecendo. Cada vez mais o quantidade de idosos será mais significativa no Brasil e no Mundo. Existem inúmeros projetos de grande porte que tem foco no atendimento das necessidades que as pessoas tem quando vão avançando na idade. Existe espaço para pequenos negócios também atuarem neste mercado.

Studio de Treino Funcional

A preocupação das pessoas com a qualidade de vida é cada vez maior. O objetivo da maioria, no entanto, não é ser atleta profissional nem ficar "super sarado". O que as pessoas procuram são atividades físicas que contribuam com o cuidado à sua saúde. Os studios de treino funcional com profissionais capacitados oferecem exatamente isto, normalmente em espaços proporcionalmente pequenos (quando comparados com as academias tradicionais) e com a facilidade de ser perto da casa ou do trabalho dos praticantes. Estrutura enxuta, serviço personalizado. Facilidade para os usuários e lucro para o empreendedor.

Foodtruck

foodtruck estacionado estilo retrô

Como o mercado de alimentação sempre acaba chamando a atenção, a possibilidade de ter um negócio neste setor sem precisar ter um ponto fixo pagando aluguel empolgou muita gente. Os foodtrucks acabaram virando uma febre e muitas pessoas investiram neste modelo de negócio sem os devidos cuidados e agora vários já fecharam. Ainda existe espaço para negócios bem planejados neste segmento.

DICA: Verificar a legislação da cidade onde será montado o negócio. Em alguns municípios existem restrições que limitam a chance de sucesso. Outra dica é uma análise de viabilidade profunda para diminuir os riscos.

Espaço para recreação infantil

Cada vez mais as famílias têm todos os membros adultos trabalhando. A dinâmica da vida exige que em alguns momentos os pais precisem realizar algumas atividades sem os filhos - as vezes pode ser só pegar um cineminha para relaxar 😉. Assim surge a necessidade ter um local seguro e bem estruturado para deixar os pequenos em momentos que não estão na escola. Empreendedores tem montado negócios assim, inclusive com funcionamento até tarde da noite. É um sucesso.

DICA: Verificar o perfil cultural da região e o poder aquisitivo. Para oferecer um serviço de qualidade e seguro devem ser contratados profissionais qualificados. Isto tem um custo e assim o preço não é para o cliente não é muito baixo.

Frutas Decoradas

Pode parecer estranho, mas é isto mesmo. Conheci um empresário nos EUA que tem uma rede lojas especializadas em frutas decoradas. Ele identificou a possibilidade de explorar a tendência de alimentação saudável de uma forma diferente. Já são mais de 200 unidades!

DICA: Pesquisar negócios parecidos em outros países e verificar o que precisa ser adaptado para ter sucesso no Brasil.

Locação de Equipamentos de Uso Doméstico

O uso compartilhado é uma grande tendência. Além da economia, do melhor aproveitamento de espaço, esta forma de consumir beneficia o meio ambiente. Já é comum vermos locações de equipamentos para a construção (betoneiras, escavadeiras, andaimes, etc.) Agora este modelo está avançando para outros setores e o de equipamentos domésticos pode ser uma boa oportunidade.

- Por que comprar uma furadeira que vou usar uma vez por ano?

DICA: Fazer uma boa analise financeira para identificar o correto preço que deve ser cobrado pela locação.

Centrais de Transporte Urbano

Não se discute a evolução do e-commerce, certo? Tudo pode acontecer pela internet, mas no final das contas o produto deve chegar até o consumidor. Assim a quantidade de fretes de pequenos volumes dentro das cidades tem aumentado bastante. As transportadoras tem um boa estrutura para fazer a logística entre os centros de distribuição, mas dali até a casa do comprador é outra história. Na maioria dos casos as grandes transportadores preferem não fazer este serviço, e assim abrem espaço para pequenos operadores logísticos locais (que muitas vezes operam basicamente com motos e um ou dois utilitários de pequeno porte.

DICA: Verificar a situação na cidade identificando como as transportadoras estão atuando, muitas vezes elas fazem contratos com estas operadoras locais, e isto pode ser uma boa oportunidade.

Veja outras ideias no portal de ideias de negócios do Sebrae no link Ideias de Negócio

Agora, vamos entender um pouco as tendências que estão por trás do sucesso dessas ideias de negócio.

Tendências

Se você quer montar um negócio para ganhar dinheiro de verdade, precisa se antecipar e identificar o que vai dar dinheiro amanhã!

É claro que ninguém tem uma bola de cristal para saber exatamente qual será o melhor negócio amanhã, mas existe uma ferramenta que ajuda bastante: é a busca de tendências. No original em inglês é cool hunting que numa tradução livre seria algo como "caçada do que será legal".

Existem técnicas e estudos bastante sérios para buscar estas tendências que envolvem não apenas negócios lucrativos, mas também ações governamentais e sociais.

O Sebrae Paraná fez um grande trabalho e publicou um guia de TENDÊNCIAS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS, que identificou 4 Macrotendências:

  • Economia Sustentável
  • Escassez de Tempo
  • Experiências Únicas
  • Ultra Conecetividade
  • Para entender o que é cada uma dessas macro tendências e qual a aplicação de cada uma delas assista esse vídeo que eu gravei para explicar em detalhes para você:

    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=HqnIsT6Q0t4[/embed]

    Se você montar um negócio alinhado com as tendência e que tenha sucesso, a minha indicação é fazer este negócio crescer rápido para aproveitar os ganhos que podem ser gerados. E para crescer rápido uma das melhores estratégias é ser um franqueador.

    Para saber um pouco mais sobre a Macrotendência Escassez de Tempo:

    [embed]https://www.youtube.com/watch?v=Liv87UCDi18&t=1s[/embed]

    Comunidade do Franqueador
    Erlon Labatut
    Erlon Labatut Seguir

    Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

    Ler matéria completa
    Indicados para você