[ editar artigo]

Você precisa de um investidor para franquear?

Você precisa de um investidor para franquear?

Muita gente me pede por eu ser conhecido no mercado de franquias e de startups que eu faça a sua conexão com algum possível investidor para franquear o seu negócio.

A primeira coisa que você deve estar se perguntando:

"É fácil conseguir um investidor para montar uma franqueadora?"

E a resposta é: Sim, se o negócio for realmente lucrativo, validado e tiver potencial para franquear não deve ter muita dificuldade em conseguir um investidor.

Agora a pergunta que normalmente não é feita, e é sim a mais fundamental é o que acontece depois que o investidor entra no negócio?

A parte boa:

Entra dinheiro em caixa e com isso consegue acelerar o processo de formatação da sua franquia, talvez investindo em serviços de consultoria, marketing, infraestrutura, softwares, etc.

E além disso pode te dar uma certa folga financeira momentânea, se você estiver precisando, mas aqui já fica um alerta: se está passando por um sufoco será que seu negócio é realmente bom? Pode ser que sim, que algum imprevisto acabou prejudicando seu fluxo de caixa, mas seja sincero para analisar se é isso mesmo ou o seu negócio precisa de ajustes antes de começar a expandir.

No caso de estar precisando de dinheiro para vc a coisa complica, porque se  o seu negócio não for muito bom, o capital do investidor não vai resolver e no final ficará ruim para todos vc e o ele. Caso seja a necessidade somente momentânea e o negócio for realmente muito bom, vc estará dando uma parte considerável da sua empresa PARA SEMPRE (se quiser de volta terá que pagar por isso, e às vezes muito caro) em troca da solução de uma questão de momento, que poderia ser resolvida de outra forma.

A parte não tão boa:

Você, como qualquer empreendedor, deve gostar muito da sua autonomia e provavelmente chegou até aqui com seu negócio em função de sua experiência, intuições, e tomadas de decisão que "matou no peito" e encarou. 

Quando entra um investidor você perde esta autonomia, e algumas vezes isso acarreta, mesmo a intenção do investidor sendo totalmente diferente, no insucesso do negócio.

Explico mais sobre isso neste vídeo:

Alternativa ao investidor

Diante disso você pode optar por seguir na busca de um investidor, e se o negócio for realmente bom e validado, acredito que irá conseguir.

Ou se optar por fazer você mesmo a sua formatação de franquia, de um jeito correto e econômico, deve estar imaginando quanto irá gastar, então quero indicar este outro vídeo que mostro na ponta do lápis quanto precisa investir para franquear seu negócio. Vai se surpreender!

Se tiver qualquer dúvida sobre este ou outros conteúdos sobre franquia mande sua pergunta no meu insta: 

https://www.instagram.com/erlon_labatut

FRANQUEADOR.COM
Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Ler conteúdo completo
Indicados para você