FEIRA DE FRANQUIAS

Vale a pena participar de uma feira de franquias?

 

Há alguns anos atrás participar de uma feira de franquias, e principalmente das grandes feiras era quase que obrigatório para quem quisesse expandir sua rede de franquias. Principalmente nas feiras promovidas pela ABF e em especial a ABF EXPO que acontece sempre em junho, em SP.

A ABF EXPO é considerada em algumas de suas edições, a maior feira de franquias do mundo.

Hoje a situação mudou, e a coisa não funciona mais assim. Pode ser um bom negócio, mas também uma cilada. Aprenda neste post quando vale a pena investir em um stand numa feira.

 

Quando vale a pena investir numa feira de franquias

 

Quando a feira é boa:

Existem feiras que atraem uma grande quantidade de público, e além disso o público é qualificado (grande parte são pessoas que realmente querem investir em um novo negócio). Para saber se uma feira é boa:

 

  • Verifique quem foram os expositores da última edição, entre em contato com alguns e pergunte como foi a feira para eles e se vão participar novamente.
  • Analise o histórico da feira. Normalmente as feiras mais tradicionais e promovidas por instituições de grande porte , já criaram uma marca forte e aprenderam o que funciona e o que não funciona. Exemplos de feiras que são tradicionais e tem um bom desempenho são as feiras da ABF e as Feiras do Empreendedor promovidas pelo Sebrae.

 

Quando você tem um grande orçamento de marketing:

Se além de outras ações de posicionamento de marca e de captação de leads (veja mais sobre isto no post sobre roteiro de expansão de rede de franquias), existirem recursos para participar de uma feira é bacana para aumentar o seu arsenal de marketing. Sempre vai ajudar no posicionamento da marca e podem surgir alguns bons leads para a expansão da rede.

 

Quando o investimento é proporcionalmente muito baixo.

 

De vez em quando surgem algumas oportunidades para participar de alguma feira com um investimento muito baixo. Algumas vezes o investimento é zero. Isto acontece porque quem está promovendo a feira tem interesse em que você esteja expondo seu negócio lá.

Exemplos: novos shoppings, universidades, prefeituras, etc. Participei de uma feira ano passado em São Luis do Maranhão que foi excelente e com investimento zero. Fizeram um ótimo trabalho de divulgação e organização. Valeu muito a pena!

 

Quando esta alinhada com a sua estratégia de expansão.

 

Acredito que este é o ponto principal! Não adianta nem pensar em participar de uma feira se você não tem uma estratégia de expansão vem definida. Se já tiver a estratégia definida e a feira que estiver pensando em participar não agregar nada para a estratégia. Esqueça! Por exemplo, comentei que a feira em São Luis foi excelente, mas se a estratégia das empresas que estava representando fosse expandir, naquele momento, não faria sentido participar. Mesmo sendo uma boa feira, com um investimento baixíssimo. A estratégia de expansão faz parte do plano de expansão que deve ser desenvolvido na etapa de formatação.

 

Aproveita e dá uma olhada neste vídeo que fiz sobre o assunto:

 

 

Já participou de alguma feira? Nos conte o que achou.

Bons negócios e até a próxima!

Compartilhe
Últimas
Compartilhe
Conecte-se