[ editar artigo]

Caminhos para transformar uma empresa em franquia

Olá meu amigo,

Tradicionalmente vejo no mercado dois caminhos que são trilhados pelos empreendedores que querer fazer seu negócio crescer através do franchising:

Os caminhos atuais para fazer a transição de uma empresa em franquia

Caminho A: começar a vender franquia sem a adequada formatação, fazendo uma simples cópia de um contrato de outra empresa ou contratando um advogado que não tem experiência no setor de franquias. Quem segue neste caminho e consegue fazer a rede crescer frequentemente acaba enfrentando um monte de problemas e a rede desaparece numa velocidade ainda maior do que cresceu, deixando para trás pendências jurídicas, prejuízos e muita dor de cabeça.

Caminho B: contratar uma boa consultoria, de preferência uma que seja associada a ABF. Para se associar a Associação Brasileira de Franchising a consultoria precisa provar que domina o assunto e que já tem experiência efetiva comprovada. A minha consultoria (a FRANQUEADOR.COM) é associada e existem muitas outras de excelente qualidade, pode ver a lista de todas elas no site da Associação.
É o caminho ideal porque vai contar com profissionais experientes e qualificados que poderão oferecer tudo o que sabem para ajudar na formatação do modelo de franquia.

Come estas informações fica fácil decidir qual o melhor caminho, não é?

Como nem tudo são flores, contratar uma consultoria destas (incluindo a minha!) não é barato. E digo isto com tranquilidade porque este preço é totalmente justificado. O que acontece é o seguinte: a necessidade de conhecimento técnico específico é grande, e formar/contratar pessoas com este conhecimento custa caro, além disso para a realização de um serviço deste o número de horas de trabalho é bem grande. No final um trabalho deste fica em média R$60.000,00.

Situação de empresas de micro e pequeno porte

Como através do Sebrae tenho contato com muitos empresários donos de micro e pequenas que querem franquear seus negócios cheguei às seguintes conclusões:

  • Estes empresários e empresárias tem bons negócios que poderiam ajudar outras pessoas que querem empreender e ficariam felizes em serem seus franqueado.
  • Possuem grande conhecimento sobre suas atividades, paixão pelo seus negócios e são extremamente trabalhadores.
  • Como são negócios de pequeno porte o investimento em uma consultoria para formatação de franquias é inviável.

Fiquei quebrando a cabeça para encontrar uma alternativa que pudesse permitir uma formatação com qualidade e com um investimento que fosse bem menor.

Um novo caminho

Pensei em 2 características que este caminho alternativo deveria ter para atender de maneira efetiva a necessidade dos empresários de micro e pequenas empresas:

  • Passar todo o conteúdo necessário para a formatação da franquia
  • Investimento pelo menos 90% menor do que o valor de uma consultoria.
  • Depois de muito pensar e também de muito trabalho encontrei um  Caminho alternativo. 

     

     

     

    FRANQUEADOR.COM
    Erlon Labatut
    Erlon Labatut Seguir

    Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

    Ler conteúdo completo
    Indicados para você