[ editar artigo]

Descubra porque a sua franquia precisa investir em tecnologia em 2020

Descubra porque a sua franquia precisa investir em tecnologia em 2020

A presença de tecnologia na rotina das pessoas já não é mais novidade no contexto em que vivemos. Estamos inseridos em um mundo digital e conectado, que demanda cada vez mais transformação.

No mundo dos negócios não é diferente. Temos convivido diariamente com empresas que nascem da tecnologia.  Startups, empresas SaaS e plataformas de E-Commerce são tipos de negócio que já são realidades em nosso cotidiano. 

Tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual, segurança de dados são temas que estão presentes no debate público. Porém, se enganam aqueles que pensam que o mercado de franquias não entra nesta realidade.

No ramo do franchising, a inovação e a necessidade de acompanhamento da transformação digital tem sido cada vez maior. Sendo assim, confira neste artigo porque as franquias devem acompanhar esta onda de inovação e revolução tecnológica. 

Saiba o que você vai encontrar neste post:

  • Como a transformação digital afeta o franchising?

  • 7 motivos para sua franquia investir em tecnologia em 2020

Como a transformação digital afeta o franchising?

Antes de entrarmos no mérito do impacto da transformação digital no franchising devemos definir o que é esse termo. A transformação digital é o processo por qual as empresas passam utilizando a tecnologia para melhorar o seu desempenho

Esse processo coloca a tecnologia como centro de mudanças. A partir dela, as empresas buscam adaptar toda sua organização para o mundo digital. 

O mercado de franquias não está fora desta transformação. Este processo pode ser visualizado através de franquias de fast-food, por exemplo. Quem já não foi a uma rede do McDonald’s e realizou seu pedido através de uma central de atendimento digital e automatizada? As mudanças já começaram neste segmento. 

Além da experiência do consumidor, também é possível relacionar este contexto com a consolidação de softwares de gestão para franquias. Plataformas digitais que facilitam a comunicação entre franqueadores e franqueados, que permitem que o franqueador obtenha automatização de processos e facilidade na transmissão do know-how são presentes em todo este meio. Portanto, é inegável que o franchising deve estar inserido na realidade de transformação digital que vivemos. 

Para ter uma ideia do impacto da tecnologia no franchising podemos analisar dados do relatório anual de desempenho do franchising. No ano de 2019, o setor teve um aumento de 6,9% em seu faturamento, segundo o relatório da ABF.  Conforme os dados apresentados, o segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos obteve um aumento de 5,1% no número de unidades. O segmento foi um dos destaques no ano de 2019 e um dos responsáveis pelo crescimento do faturamento do setor. 

Você não deve começar a se preparar para a transformação digital, pois ela já é realidade. Se você deseja estar engajado no mercado e não ficar para trás, é imprescindível que esteja por dentro das mudanças do setor. É baseado nisso que iremos te mostrar 7 motivos pelos quais você deve investir em tecnologia para sua franquia neste ano. 

7 motivos para sua franquia investir em tecnologia em 2020

É difícil limitar a apenas 7 itens pelos quais sua franquia deve acompanhar a transformação digital. No entanto, estes são alguns fatos que irão te impulsionar a agir em prol da evolução tecnológica para sua rede. 

Redução de Custos

O investimento em tecnologia é algo que muitas vezes assusta gestores e empresários que não se desenvolveram na era digital. Devido ao investimento inicial em ferramentas digitais ser relativamente alto, muitos recusam pensar em como a tecnologia afetará seus negócios.

Apesar deste investimento inicial demandar um desembolso maior, optar por entrar na transformação digital irá afetar diretamente na diminuição da necessidade de altos recursos no futuro. Através da adoção de softwares de gestão, por exemplo, sua franquia economiza dinheiro com funcionários que teriam que ser contratados para cuidar dessas atividades. 

Um exemplo disso é na aplicação de treinamentos para franqueados. Essa atividade geralmente demandaria um profissional remunerado se deslocando até as unidades para realizar a aplicação. Através da digitalização, esses treinamentos podem ser feitos virtualmente por meio de uma plataforma, economizando com transporte e remuneração de funcionários. 

tecnologia para franquias

Otimização e aumento de produtividade

Assim como dizia Benjamin Franklin: “tempo é dinheiro”.  Através da utilização de tecnologias, muitas atividades que demandam tempo são otimizadas. A automatização que ferramentas digitais proporcionam fazem com que você consiga focar em administrar sua franquia.  

É por meio dessa automatização que atividades como solicitações de compra, transmissão do know-howcomunicação com franqueados podem ser feitas simultaneamente e sem necessidade de presença pessoal. 

Sendo assim, o aumento da produtividade é consequência direta do processo de transformação digital. Com essas ferramentas você atende um maior número de pessoas e realiza um maior número de atividades através de máquinas. 

Mobilidade aliada à boa comunicação

Não podemos negar que conforme a tecnologia evolui, a demanda por mobilidade cresce proporcionalmente. É difícil pensar em uma sociedade nos dias de hoje que não seja inundada pela presença dos smartphones

No entanto, não é comum pensarmos em mobilidade quando pensamos em gestão de franquias. Porém, o franchising tem andado rumo aos benefícios da mobilidade. Softwares que abranjam sistemas de dispositivos móveis tendem a ter uma maior adesão. Afinal, se os smartphones nos proporcionam o mundo na palma de nossas mãos, porque não seria benéfico conseguir gerir sua franquia através deles?

Um dos principais problemas aplicáveis da mobilidade em franquias é a comunicação. Com aplicativos de comunicação instantânea é possível se conectar com qualquer pessoa. Portanto, a adaptação de sua franquia a um sistema que alcance esses dispositivos é indispensável. Afinal, como proporcionar uma boa comunicação com seus franqueados se não for pelo meio mais utilizado? 

Expansão e crescimento da rede

Não há dúvidas que o processo de expansão é um dos mais importantes em uma rede de franquias. Abrir novas unidades, captar novos franqueados, tudo isso pode ser feito através da utilização de novas tecnologias.

O uso de ferramentas como CRM (Customer Relationship Management) também facilita no processo de expansão por meio das vendas. O CRM é um sistema online que funciona como um funil de vendas. Este tipo de plataforma define a jornada de possíveis clientes e suas informações de modo organizado e acessível. 

A utilização de estratégias como o geomarketing, por exemplo, podem ajudar sua franquia no processo de expansão. Na hora de escolher o local para abertura de uma nova unidade, ou até mesmo o perfil do franqueado conforme cada localidade, essa ferramenta pode ser de grande utilidade. 

Sem falar no empreendimento das redes sociais. Através delas, sua rede consegue alcançar diferentes públicos que estão conectados 24 horas por dia. 

Padronização da rede

Como essência do franchising, a padronização é uma das coisas mais importantes no ramo. Isso garante que o mesmo produto que você vai consumir em uma unidade de uma certa rede em uma localidade seja da mesma qualidade de outra unidade da rede em uma localidade diferente. 

A tecnologia também influencia neste quesito. Há ferramentas virtuais que permitem a realização de checklists, auditorias online e etc. Esse tipo de prática irá contribuirá para a manutenção do padrão dos produtos da rede. Sem a presença dessas plataformas que permitem aplicação em grande escala, as redes acabam desperdiçando recursos que poderiam ser empreendidos em atividades que afetam na produtividade.

Engajamento de Franquias

Engajamento é um princípio importante para manter boas relações em uma rede. A tecnologia influencia diretamente no engajamento entre franqueadores e franqueados quando proporciona uma boa comunicação entre ambos. 

Através da transformação digital, as franquias alcançam uma melhor interação entre os componentes da rede. Estratégias como utilização de softwares que disponibilizam pesquisas de satisfação para franqueados, reuniões online entre franqueadores e franqueados e amplo suporte afetam positivamente nestas interações. 

Segurança de informações

Uma das principais preocupações em tempos de revolução tecnológica é com a segurança de dados. Após vários casos de vazamento de informações privadas, fotos e etc. as pessoas têm começado a ter mais atenção para isso. 

A segurança de dados em uma empresa é fundamental para manter os negócios estáveis. Através da tecnologia é possível manter um controle bem mais abrangente de informações de clientes, franqueados e colaboradores. Ferramentas como Cloud Computing, bancos de dados, políticas de senhas  e etc. são essenciais para guardar informações sem demandar muitos recursos e preocupações. 

Esse tipo de avanço permite uma melhor centralização de informações e facilita o trabalho de franqueadores ao precisarem acessar dados de seus colaboradores. No entanto, 3 coisas são essenciais para melhor experiência com segurança de dados:

  1. Organização das informações: buscar ferramentas que mantenham os dados organizados oferecem benefícios aos franqueadores na hora de acessar informações;

  2. Backups de dados: para obter segurança no armazenamento de dados em Cloud Computing, por exemplo, é indispensável que haja backups de dados rotineiramente. Dessa forma, você não terá que se preocupar com eventuais perdas de informações e prejuízos por consequência disso.

  3. Fácil acessibilidade: busque uma ferramenta com fácil acesso. Quando tiver uma plataforma que ofereça armazenamento de dados de modo organizado, consequentemente você terá fácil acessibilidade. Isso fará com que você não tenha imprevistos na hora que precisar acessar as informações.

 

FRANQUEADOR.COM
Ler matéria completa
Indicados para você