[ editar artigo]

Como franquear um negócio?

Como franquear um negócio?

Dicas e as principais etapas para franquear um negócio para franqueadores iniciantes. Confira!

A primeira etapa para determinar se você deve franquear uma empresa envolve três perguntas principais:

1. Este negócio é franqueável?

2. O franchising é a estratégia certa?

3. Consigo expandir meu negócio através do modelo de franquias

Essas perguntas só podem ser respondidas depois de avaliar o seu negócio. Essa avaliação pode ser feita através de uma análise de franqueabilidade, por exemplo.  Com essa estratégia, você estará determinando como a franquia se encaixa com suas metas e objetivos específicos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

 Se for tomada a decisão de franquear um negócio, o franqueador deve desenvolver um plano de negócios descrevendo o crescimento e a estratégia da empresa nos próximos cinco anos. Uma ferramenta útil, prática e simples na hora de validar o plano é a de gerenciamento estratégico Canvas

A estratégia consiste em um quadro que colocará em evidência a essência do seu negócio, o que ele precisa para funcionar, e etc; tudo em um mapa visual. Esse mapa dará uma relação mental ao empreendedor para visualizar seu plano de expansão por meio do franchising. 

MANUAIS DE OPERAÇÕES DE FRANQUIA E PROGRAMAS DE TREINAMENTO

Para garantir franqueados bem-sucedidos e manter o controle de qualidade, o franqueador precisará desenvolver um manual de operações de ponta para seus franqueados. Estes manuais servirão como um guia para o funcionamento do negócio. 

É de extrema importância que o franqueador se responsabilize a transmitir todo o know-how e padrões utilizados pela marca aos seus franqueados. Manuais como o financeiro, que guiará a gestão das finanças adotadas pela rede; manual de operação, que estabelecerá todo o processo de funcionamento e passos a serem seguidos pelo franqueado e etc. 

Com isso, o dono da franquia poderá garantir que a padronização das unidades franqueadas estarão alinhadas com todos os procedimentos da rede. No módulo Operacional, da Central do Franqueado, é possível disponibilizar manuais através da plataforma em diversos arquivos. Além disso, é possível ser feito treinamentos através do sistema, utilizando até mesmo vídeos. 

DOCUMENTAÇÃO LEGAL

Para ter o direito legal de vender franquias, o franqueador precisará de orientação no desenvolvimento de um contrato de franquia e uma Circular Oferta de Franquia (COF). Para a rede entrar em conformidade com a lei, ela precisará estar de acordo com todos os pontos previstos na Lei de Franquias

Cumprindo todos os requisitos previstos em lei na COF, o franqueador poderá exercer sua atividade econômica livremente. A lei foi alterada recentemente, no ano de 2019 e estabeleceu algumas alterações na COF, que você pode conferir aqui

PLANOS DE MARKETING PARA FRANQUIAS

Obviamente, a nova empresa também precisará vender franquias. Isso exigirá um plano de marketing específico projetado para transmitir a mensagem do franqueador ao possível cliente da franquia. A rede precisa estabelecer sua identidade e seu posicionamento perante os consumidores e o mercado. 

Diversas estratégias podem ser utilizadas para fortalecer a marca da rede. Através do Marketing de Conteúdo, por exemplo, ou utilizando ferramentas como e-mail marketing para gerar leads para o negócio e captar mais a atenção de consumidores e possíveis franqueados. 

PRESTAÇÃO DE SUPORTE AO FRANQUEADO E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO 

Depois que o investidor em potencial for identificado, o franqueador também precisará de ferramentas de suporte para seus franqueados. O segredo para o sucesso de  uma rede é manter uma boa comunicação entre o franqueador e seus franqueados. 

Um dos principais problemas em redes que não dão certo é a falta de suporte prestada aos seus franqueados. Com uma plataforma como a Central do Franqueado, é possível prestar o suporte a toda a rede por meio da Central de Atendimento ao Franqueado (CAF). A equipe prestadora de suporte é composta por profissionais de TI que tem total domínio da plataforma e podem auxiliar em toda a sua utilização, quando necessário.

TREINAMENTO DE VENDAS DE FRANQUIA

Para estar preparado para captar investidores, o franqueador precisará de treinamento adequado para executar seu plano de vendas. Através do módulo de Expansão, da Central, o empreendedor pode analisar o seu funil de vendas por etapas, analisar o tempo gasto em cada etapa e o seu desempenho no processo. 

Uma franquia de sucesso só é possível com um bom planejamento de expansão e de vendas. É importante que o franqueador tenha treinamentos de diversas áreas presentes em sua rede. Saber trabalhar o marketing da sua franquia, a liderança, os procedimentos jurídicos e etc. é imprescindível para que a administração de sua rede seja feita sob seu comando e orientação. 

 O modelo de negócio baseado em franquear uma marca é sem dúvida um sucesso no mundo dos negócios. Porém, é importante analisar o mercado antes de investir e saber quais são as qualificações necessárias para atuar. Você pode conferir mais conteúdos sobre o universo do franchising em nosso blog, onde você poderá tirar mais dúvidas sobre o negócio e algumas dicas que irão te ajudar a ter sucesso neste ramo. 

FRANQUEADOR.COM
Ler matéria completa
Indicados para você