[ editar artigo]

Como comecei no franchising

Como comecei no franchising

Quem me conhece sabe que hoje respiro franchising. É o meu dia a dia: manha, tarde e noite. Fazendo consultoria, realizando palestras, dando cursos, estudando para me atualizar continuamente e também trabalhando na minha franqueadora, a NuvNuv. 

Muitas pessoas que atuam neste mercado são assim como eu, apaixonadas pelo mundo das franquias. Se você está se interessando pelo tema, se prepare...porque pode ser que em breve esteja como nós, vivendo intensamente o franchising.

Minha jornada

Sempre gostei de negócios, sou formado em Administração de Empresas pela UFPR e Mestre pela UTFPR. Já trabalhava gerenciando uma unidade de uma empresa quando comecei a dar aulas em cursos de Administração (graduação e pós). Recebi então o convite para atuar como consultor associado de uma grande empresa de consultoria e depois fui contratado pelo Sebrae. 

Nas consultorias de planejamento estratégico para empresas de alto potencial, aquelas que são micro ou pequenas, mas tem chances de crescer bastante, na maioria das vezes, após muita análise, o melhor caminho identificado era franquear.  Assim a empresa consegue expandir de maneira rápida e com capital de terceiros (franqueados), além de ter um "dono" em cada unidade que leva sua marca.

Comecei então a me aprofundar no mundo do franchising, participando de todos os trabalhos e treinamentos do Sebrae referente a franquias. Fiquei obcecado pelas possibilidades de expansão que as pequenas e micro empresa pode ter se utilizarem o sistema de franquias. Aprendi muito durante este período. Confesso que tive sorte de poder ter acesso a todo este conhecimento enquanto trabalhava.

O que eu queria era que existisse um mapa mostrando tudo o que deve ser feito para franquear uma empresa, mas isso não existia.

Faltava ainda ter uma visão completa e detalhada sobre todo o processo para transformar uma empresa em franquia. Percebi que este mercado é muito fechado, então procurava absorver toda a informação possível durante os treinamentos e mentorias que eu participava e também das conversas com grandes consultores e franqueadores.

Para conseguir construir um mapa com o caminho para transformar uma empresa em franquia, utilizei tudo que aprendi e apliquei nas empresas e ainda me afundei nos livros.  Existem muitos que falam sobre franquias, mas não encontrei nenhum que mostrasse o passo a passo PRÁTICO e completo. As vezes eu queria entender alguma coisa para preencher uma lacuna que existia no meu mapa, então comprava um livro sobre o tema, lia inteiro...e lá no meio, às vezes encontrava um parágrafo que respondia aquela dúvida que eu tinha. E isso ia acontecendo livro após livro.

Fui aprendendo tanto que chegou o momento em que naturalmente me tornei o consultor interno do Sebrae-PR que mais conhecia de franquias. Me tornei o consultor dos consultores de franquia, desenvolvi e apliquei treinamentos e métodos de trabalho.

Consegui finalmente montar a minha metodologia própria e completa, apresento um resumo neste outro artigo mapa de formatação de franquia

Chegou a hora então de sair e montar a minha própria empresa de consultoria, focada exclusivamente em franquias. O meu sonho é que esta empresa fosse focada somente em transformar empresas em franquias e ajudá-las a crescer. Este sonho se tornou realidade quando fundei a FRANQUEADOR.COM

Meu trabalho hoje

Com muita satisfação continuo até hoje prestando serviços de consultoria para o Sebrae, que me contrata para atender micro e pequenas empresas que querem franquear, franqueadoras e capacitar consultores.

E com a minha consultoria, pela qual já atendi mais de 50 empresas, continuo realizando consultorias e treinamentos para quem quer transformar sua empresa em uma franquia de sucesso e também melhorar a gestão da sua rede de franquias.

Depois de ajudar com a minha consultoria muitas empresas a crescerem através do franchising, encontrei uma ótima oportunidade com grandes sócios para montar a minha própria franqueadora, a NuvNuv, mas a história dela fica para outro artigo ;)

 

 

FRANQUEADOR.COM
Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Ler matéria completa
Indicados para você