[ editar artigo]

Bom negócio X Cilada: atenção na hora de comprar uma franquia

Bom negócio comprando uma franquia

Você pode fazer um bom negócio adquirindo uma franquia. Atenção, entre ótimas oportunidades aparecem também grandes ciladas. É importante conseguir separar uma coisa da outra.

Se caiu neste post, mas o seu interesse é ser fazer um bom negócio sendo um franqueador, pule para cá: Como Ser Um Franqueador.

Passo a passo para analisar uma franquia:

  • Verifique se é associada a ABF. Ser associada não é obrigatório e também não é garantia de qualidade, mas demonstra um comprometimento com o setor, e para se associar os documentos da empresa são analisados, o que significa que pelo menos passou por algum filtro.
  • Visite pelo menos três unidades franqueadas em cidades diferentes. Observe o movimento e converse com os funcionários e com o franqueado, se possível, para sentir o clima do negócio. Pode parecer muito trabalho, mas pode ter certeza que perto do trabalho que terá para administrar o negócio durante anos...não é nada :)
  • Faça as contas: analise os números informados pelo franqueador e verifique se estes números são realistas para a sua região. Pode usar uma planilha de plano de negócios para isto.
  • Leia a Circular de Oferta de Franquia (COF), o Pré-Contrato (quando existir) e o Contrato de Franquia com atenção. Existem informações valiosas nestes documentos que permitem sua analise da franquia.
  • Entre em contato com franqueados e ex-franqueados. A lei de franquias obriga o franqueador a disponibilizar na COF os nomes e contatos de todos os franqueados e dos ex-franqueados que deixaram a rede nos últimos 12 meses.
  • Visite pessoalmente a franqueadora!
  • Seguindo este passo a passo você terá uma visão muito mais clara sobre a postura do franqueador e sobre o negócio.

    Se tiver duvidas sobre qualquer um destes passo é só deixar sua dúvida nos comentários que responderei o mais rápido possível.

    Caso queira uma ajuda para fazer a análise de uma franquia que esteja interessado procure o Sebrae. Em Curitiba tem um serviço subsidiado para isto. O custo fica bem baixinho e o atendimento é excelente!

    Em Curitiba pode ligar para o 0800-570-0800 e solicitar uma consultoria especializada em franquias.

     

    FRANQUEADOR.COM
    Erlon Labatut
    Erlon Labatut Seguir

    Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

    Ler matéria completa
    Indicados para você