[ editar artigo]

A TRANSFORMAÇÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS GERA A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO FRANCHISING

A TRANSFORMAÇÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS GERA A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO FRANCHISING

O mundo corporativo vem passando por uma intensa transformação desde a Era Digital, não só trazendo inúmeros desafios para as empresas, mas obrigando-as cada vez mais a melhorarem constantemente seus modelos de negócios, gestão e processos, tudo isso em busca de um impacto positivo e relevante para o cliente final. 

Toda a empresa que deseja manter-se competitiva no mercado, precisa analisar o seu modelo de negócio a todo o momento, de fora para dentro. Isso não significa investir inúmeras horas em reuniões de brainstorm para tentar adivinhar o que de fato gera valor para seus Franqueados e clientes. Analisar o seu negócio de fora para dentro significa ouvir com atenção o que ecoa dos integrantes deste ecossistema - Colaboradores, Franqueados e seus respectivos times, Fornecedores, Parceiros e Clientes. É inacreditável, mas muitos Franqueadores simplesmente não ouvem os insights que vêm de sua própria cadeia, já que na maioria das vezes, os pontos de atenção que devem ser aprimorados são os mais recorrentes dentro de sua rede. 

O foco dos negócios não está mais 100% no cliente e sim, em seus Colaboradores, pois eles são capazes de replicar e proporcionar a experiência tão sonhada pela sua marca. Há uma frase do Sam Waltom, fundador do Walmart que gera a seguinte reflexão: “A forma que os chefes tratam os empregados é exatamente como os empregados tratam os clientes.” Traduzindo essa frase para o universo do Franchising 4.0, a forma com que os Franqueadores tratam seus Franqueados, é exatamente como os Colaboradores dos Franqueados tratam seus clientes. 

Vem aí a Era do Franchising 4.0 em que não será mais permitido que Franqueadores trabalhem sozinho, de maneira centralizadora e autoritária. Esse é o caminho oposto para se construir uma rede de franquias perene. Franqueadores precisam internalizar o seguinte mantra: mudanças precisam ser feitas com devida cautela, mas é impossível deixar de lado o imediatismo imposto pela inovação no mundo corporativo nos dias de hoje.

A “era da inovação” impacta as empresas de forma brutal e isso inclui também as empresas Franqueadoras. A cada hora abre uma startup no Brasil, empresas que nasceram ontem, mas que são capazes de amedrontar qualquer líder de mercado, independente do seu segmento. Essas empresas erram rápido e se reconstroem mais rápido ainda, analisam os seus erros e focam em melhorar aquilo que seus concorrentes pecam ou ainda, nem sequer conseguem enxergar,  aperfeiçoam seus produtos, melhoram seus serviços e priorizam a experiência de consumo, a qual não só deve, mas como tem que ser um tanto extraordinária para seus clientes. 

Diante da velocidade e constantes mudanças no mundo dos negócios, não há como não pensar no sistema de franquias. O franchising sem dúvidas, precisa correr, se adaptar, se transformar e se acima de tudo, se reinventar de forma rápida e consistente.  Já não é mais novidade que um franchising totalmente autoritário, centralizador, fiscalizador e punitivo está no corredor da morte.

Se você é Franqueador, jamais esqueça que a essência de uma rede forte e sustentável ao longo do tempo está baseada nas pessoas. Pessoas engajadas, talentosas e dispostas a dar o seu melhor, são capazes de garantir a evolução e perenidade de qualquer negócio.

 O que garantirá vida longa a sua rede não é a inovação por si só no segmento que você atua, mas sim na forma colaborativa com que você gere, valoriza e constrói sua rede. 

 

por Andréia Moraes 
Especialista em Franchising & Negócios Gestão de Franquias
Gerente de Expansão & Novos Negócios TopWay English School 

FRANQUEADOR.COM
Andréia Moraes
Andréia Moraes Seguir

Especialista em Franquias & Negócios, com mais de 12 anos de experiência no Franchising. CEO do Gestão de Franquias, Gestora, Gerente de Expansão & Novos Negócios da rede de escolas de inglês por imersão TopWay English School.

Ler matéria completa
Indicados para você