ATENÇÃO NA HORA DE COMPRAR UMA FRANQUIA

Bom negócio X Cilada

 

Você pode fazer um bom negócio adquirindo uma franquia. Atenção, entre ótimas oportunidades aparecem também grandes ciladas. É importante conseguir separar uma coisa da outra.

Se caiu neste post, mas o seu interesse é ser fazer um bom negócio sendo um franqueador, pule para cá: Como Ser Um Franqueador.

 

Passo a passo para analisar uma franquia:

 

  • Verifique se é associada a ABF. Ser associada não é obrigatório e também não é garantia de qualidade, mas demonstra um comprometimento com o setor, e para se associar os documentos da empresa são analisados, o que significa que pelo menos passou por algum filtro.

 

  • Visite pelo menos três unidades franqueadas em cidades diferentes. Observe o movimento e converse com os funcionários e com o franqueado, se possível, para sentir o clima do negócio. Pode parecer muito trabalho, mas pode ter certeza que perto do trabalho que terá para administrar o negócio durante anos…não é nada 🙂

 

  • Faça as contas: analise os números informados pelo franqueador e verifique se estes números são realistas para a sua região. Pode usar uma planilha de plano de negócios para isto.

 

  • Leia a Circular de Oferta de Franquia (COF), o Pré-Contrato (quando existir) e o Contrato de Franquia com atenção. Existem informações valiosas nestes documentos que permitem sua analise da franquia.

 

  • Entre em contato com franqueados e ex-franqueados. A lei de franquias obriga o franqueador a disponibilizar na COF os nomes e contatos de todos os franqueados e dos ex-franqueados que deixaram a rede nos últimos 12 meses.

 

  • Visite pessoalmente a franqueadora!

 

Seguindo este passo a passo você terá uma visão muito mais clara sobre a postura do franqueador e sobre o negócio.

 

Se tiver dúvidas sobre qualquer um destes passo é só deixar sua dúvida nos comentários que responderei o mais rápido possível.

Compartilhe
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Últimas
Compartilhe
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Conecte-se