Trajetória Alunos: Toutsie – Sanduíche de Sorvete

 

A Toutsie nasceu da junção de algumas visitas dos fundadores a outros países, quando tiveram contato com essa ideia de sanduíche de sorvete. Já haviam pensado na possibilidade de utilizar o brownie, que é um produto conhecido pelos brasileiros, mas ainda não sabiam se era isso o que queriam. Foi quando estiveram na França e veio o insight de inserir o macaron como parte da ideia para trazer algo que fosse inovador para o Brasil.

Um desafio, mas realmente uma inovação!

Toutsie: Dos testes até se tornar uma franquia

Em 2017 iniciaram os testes de receitas e em Setembro de 2019 começaram a franquear. Nesse início, eles haviam contratado uma consultoria conceituada para fazer a formatação.

“Mas mesmo assim, depois de contratar a consultoria, nós ainda não sentíamos muita segurança no processo para poder expandir. Eles haviam apenas mapeado os processos pra gente e nos deram a seguinte instrução: “vocês vão imprimir esses manuais e entregar para os franqueados”. Mas, na prática, isso não funcionou. Nós mesmos ficamos perdidos e inseguros no processo.

A franqueadora é uma sede de treinamento, de suporte e de transferência de know-how. E nisso, nós não nos sentíamos preparados, pois não entendíamos do processo de formatação justamente por ter sido terceirizado.

Foi então que conhecemos o Segredos da Franquia. A partir daí, fizemos a formatação interna com uma elaboração de manuais muito mais direcionada e entendemos de fato o que é um suporte ao franqueado.”

Uma grande virada para o crescimento da Toutsie

Depois de fazerem a própria formatação, seguindo o passo a passo e o cronograma proposto, eles conseguiram elaborar os materiais que sentiam falta para organizar a casa e escalar – mas agora com muita segurança. E já no primeiro ano, fecharam com mais de 10 unidades vendidas. Um verdadeiro sucesso!

“Um conselho é: não se prenda à parte contratual do processo, COF e outros documentos. Franquia é totalmente treinamento e suporte. Isso uma consultoria nunca vai conseguir te passar. Mesmo com uma consultoria de renome, sentíamos falta disso na nossa formatação.

O curso valeu muito a pena porque, quando se terceiriza a formatação, o franqueador fica muito distante desse processo e não entende muito bem o que é realmente relevante. A consultoria não tá ali habituada ao seu dia a dia, ela geralmente não sabe como realmente é a rotina do negócio. Aí quando formata, faz parecer que o processo é um bicho de sete cabeças. Estar distante desse processo é muito prejudicial porque você pode nem saber como vender a franquia.

Então vale sim, super a pena, debruçar nos conteúdos do Erlon e aplicar porque são orientações para situações que realmente acontecem nas franquias – além de ter o contato com o grupo de franqueadores, que é muito válido.”

Como foi feita a expansão

Eles precisaram se organizar e se planejar para ter uma expansão eficiente tanto para alcançar os franqueados ideais, que se encaixam no perfil do negócio, quanto para oferecer uma logística de qualidade para toda a rede. E, todo esse conhecimento e planejamento veio após o Segredos da Franquia.

Para vender as primeiras unidades, eles optaram por usar uma estratégia de ceder os royalties para acelerar as primeiras vendas e colher os aprendizados das primeiras unidades. Agora essa já não é mais uma preocupação. Eles já têm muito mais informações sobre o negócio e podem articular toda a negociação com muito mais assertividade.

No primeiro ano, após aplicarem a metodologia, eles já alcançaram 14 unidades franqueadas.

Se você também quer franquear o seu negócio, e vender 10 franquias no primeiro ano, garanta sua vaga no Segredos da Franquia:

https://segredosdafranquia.com.br/curso

Assista o depoimento completo aqui:

Compartilhe
Últimas
Compartilhe
Conecte-se