Uma das principais razões para se realizar expansão de um negócio através do sistema de franchising é a possibilidade de se conseguir ter uma rede grande em um tempo relativamente curto. Ter uma rede grande gera muitos benefícios como: aumentar o poder de barganha em relação aos fornecedores e gerar maior valor para a marca. Falo mais sobre isso neste vídeo:
Agora, ter uma rede grande trás também alguns desafios, e talvez o principal deles seja conseguir ter uma comunicação clara com a rede, mantendo todos alinhados com os objetivos e estratégias.
Vou apresentar aqui algumas dicas para que este desafio possa ser superado com tranquilidade.
Dica 1: Clareza de que o planejamento estratégico é papel da franqueadora
É importante entender que a gestão estratégica da marca e da rede é realizada pela franqueadora. Algumas vezes vejo franqueadores iniciantes atribuindo entre os papéis do franqueado realizar o planejamento estratégico da sua unidade, mas isto é um equívoco. O franqueado deve ser responsável pelas ações táticas e operacionais, que são desdobramentos da estratégia definida pelo franqueador.
Dica 2: Ter uma estratégia bem definida
Agora que já está bem claro que o papel de estrategista é da franqueadora. Deve ser feito um grande trabalho de planejamento estratégico para a rede, com um direcionamento muito específico de onde se quer chegar, o que será feito para chegar lá e os indicadores que vão mostrar se estão no caminho certo e quando os objetivos foram atingidos.
Claro que o mercado muda, os clientes mudam e o próprio negócio muda, mas isto não é desculpa para não ter uma estratégia consistente e bem definida. Se não existe uma estratégia sólida e defendida pela alta direção da franqueadora é impossível que toda a rede esteja alinhada porque não existira um fio condutor que direcione os esforços e a busca de resultados.
Dica 3: Fonte única de informações
Quando franqueador já tem uma estratégia bem definida é importante que todas as informações relacionadas a esta estratégia como objetivos, planos de ação, metas e indicadores tenha sempre a mesma origem.
Se uma pessoa diz uma coisa e outra fala diferente o alinhamento da rede ficará totalmente fragilizado. O mesmo acontece com documentos e comunicados que possuam desalinhamento. Uma falha deste tipo pode ter um impacto muito grande para o sucesso da estratégia.
Dica 4: Endomarketing
O engajamento e o comprometimento da rede acontecem através das pessoas, simples assim. Não adianta ter um linda estratégia e excelentes canais de comunicação se as pessoas envolvidas não “compram” as ideias e conceitos estabelecidos. Estive recentemente em uma palestra do Robinson Shiba, do China in Box, uma das mais respeitadas redes de franquias do país e ele fez questão destacar a questão do endomarketing para que tudo acontece na rede. Ele deu como exemplo a execução de uma simples ação promocional de um “combo” dizendo que se o franqueado não acredita naquela ação ele vai transmitir a importância para os seus funcionários e se os funcionários não acreditam que a ação é importante, não funciona!
Se isto acontece com simples ações promocionais, é fácil imaginar que se os consultores de campo, os franqueados e os funcionários das unidades próprias e franqueadas não se sentem sensibilizados pelas ações que devem realizar para a efetividade da estratégia o resultado será muito abaixo do esperado.
Para fazer a comunicação e a sensibilização deve ser realizado um trabalho endomarketing bem estruturado para colocar todos no mesmo barco e no mesmo ritmo.
Dica 5: Uso de ferramentas
A dinâmica do mercado e das próprias empresas exigem que a comunicação seja fluída e precisa em toda a rede. Para isto é necessária a utilização de ferramentas que permitam a comunicação e gestão da rede. Existem diversas tecnologias no mercado com diferentes usos e funcionalidades. Devem ser analisadas a soluções disponíveis para identificar as mais adequadas para as características da rede e da estratégia adota pela franqueadora.
O sucesso de qualquer franquia depende de uma estratégia bem planejada e de uma comunicação clara e efetiva com a rede. A implantação das dicas apresentadas aqui pode com certeza ajudar na construção de uma rede forte e coesa.
Para conhecer outras características das franquias de sucesso é só clicar aqui Infográfico 10 Características das Franquias de Sucesso.