Você precisa refletir sobre isto antes de franquear

O Mito do Empreendedor

Antes de pensar em franquear sua empresa, você precisa refletir sobre a sua postura como dono do seu negócio.

Além de todos os fatores técnicos e de análise de franqueabilidade que eu sempre apresento, é imprescindível refletir sobre os perfis necessários para que uma empresa possa crescer de maneira vigorosa e estruturada.

Estes perfis são apresentados no livro do Michael Gerber – O Mito do Empreendedor. O autor defende que todo negócio deve ser pensado já na forma de franquia. Para isto são necessárias 3 personalidades no comando da empresa. Não precisam ser necessariamente 3 sócios, pode ser um dono só, desde que tenha estas personalidades de maneira equilibrada. Todos nós temos um pouco de cada uma delas, mas na maioria das vezes uma sobressai muito em relação às outras.

O Técnico

O Técnico é aquela pessoa que conhece muito do produto ou serviço que é vendido pela empresa. Normalmente é alguém que tem a formação em alguma área e trabalhou em outras empresas, vendo que tinha grandes habilidades resolveu montar seu próprio negócio.

O Administrador

O Administrador é aquela pessoa com vocação para planejar, organizar, monitorar e controlar. É uma peça chave para qualquer negócio ter sucesso no médio e no longo prazo.

O Empreendedor

O Empreendedor é quem sonha! Quem está disposto a correr riscos maiores para alcançar grandes resultados. Enxerga as oportunidades. Tem paixão pelo negócio e o seu objetivo é sempre fazer a empresa crescer.

Para franquear precisa dos 3, mas 1 não pode ser contratado

Para franquear um negócio são necessários estes três perfis. Pode ser uma pessoa com todas estas personalidades, ou três sócios, ou até contratados de confiança.

Você pode contratar um excelente Técnico e um Administrador perfeito! Porém, um empreendedor não pode ser contratado ele tem que ser dono. Se você não tem este lado Empreendedor bem desenvolvido, precisa decidir se quer desenvolve-lo ou…

1 comentário


  1. Talvez seja uma ideia assustadora, mas e bom refletir como tudo funcionava antes do celular, computador e outras tecnologias. Na verdade, esta e uma reflexao para mostrar um habito muito saudavel que nossos antepassados tinham.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *