Ser um franqueador vale a pena?

Ser um franqueador é um bom negócio?

Resposta direta: SIM, ser um franqueador é um ótimo negócio.

Explico porque: existem vários aspectos que justificam esta resposta. Neste post vou escrever sobre os benefícios da rede e de ser um franqueador.

Antes de falar especificamente sobre ser um franqueador vamos refletir sobre a questão das redes de negócios x negócios independentes. Os benefícios obtidos pelos participantes da rede são incríveis.

Poder de Barganha

Veja bem: quando uma empresa está negociando sozinha com um fornecedor é bem comum escutar o seguinte:

– Para esta quantidade o máximo de desconto que consigo é este, se em vez de comprar 1.000 unidades você fizer um pedido de 10.000 conseguiria melhorar bastante o preço.

O problema é que se fizer o pedido de 10.000 unidades vai demorar um tempo enorme para usar, vai ter dificuldade para armazenar, vai ter que utilizar seu capital de giro, etc. Se fizesse parte de uma rede com 10 unidades provavelmente conseguiriam fazer um pedido de 10.000 unidades conseguindo um ótimo desconto, sem muito esforço.

Investimento em Marketing

Para publicar um anuncio de uma pagina em uma revista o custo para uma única loja ou para uma rede 100 ou 200 lojas é o mesmo!

Então imagine que se você fizer parte de uma rede pode conseguir gastar muito menos e ter o mesmo resultado, ou gastar a mesma coisa e conseguir resultados muito maiores. Qual estratégia a seguir dependerá da situação da rede.

Melhores Práticas

Imagine uma empresa em que ocorreu determinado tipo de problema. Isso é bem normal e acontece mesmo quando se tem uma boa gestão. Se fizer parte de uma rede que já conta com muitas unidades é bastante provável que outra operação já tenha enfrentado o mesmo problema e o resolvido. Assim a empresa pode ter acesso a informação valiosa sobre como resolver a situação, com rapidez e com o mínimo esforço.

Ou exemplo que demonstra os benefícios da atuação em rede é a questão da escolha do ponto comercial. Para definir os critérios que devem ser levados em conta para a escolha do ponto de um negócio, se já existem 50 unidade fica bem mais fácil saber o que é importante e o que não é. Assim a chance de sucesso fica cada vez maior.

Para participar de uma rede existem várias formas:

  1. Sendo um franqueado
  2. Sendo um franqueador
  3. Tendo uma rede de lojas próprias
  4. Fazendo parte de alguma associação, cooperativa ou outro modelo de atuação em rede

Para saber se sua empresa é franqueável, dá uma olhada neste outro artigo.

Em outro post vou escrever sobre a diferença entre as formas de participar de uma rede.

Até o próximo!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *