Vale a pena ter uma franquia?

Ter uma franquia pode valer a pena sim!

A maior parte das pessoas quando pensa em empreender tem uma dúvida: comprar uma franquia ou desenvolver um negócio sozinho de maneira independente.

Não existe uma resposta pronta para esta pergunta. Cada alternativa tem suas vantagens e desvantagens, assim o futuro empresário precisa entender o que é mais adequado para ele. Para ajudar nesta escolha apresentamos um quadro resumo com as principais características de cada uma destas opções:

FRANQUIA

Vantagens Desvantagens
– Marca já conhecida -Pagamento de taxas de franquia, royalties, etc.
– Menor risco – Tem que seguir as regras do franqueador
– Negócio pronto – Limitação de expansão
– Treinamento específico – Sucesso da unidade atrelado ao sucesso da rede
– Assessoria constante – Restrição da criatividade

NEGÓCIO INDEPENDENTE

Vantagens Desvantagens
– Liberdade para criação -Necessidade de desenvolver todos os processos
– Possibilidade de grande crescimento -Maior tempo para conquistar mercado (marca desconhecida)
– Custo menor para implantação (não paga taxa de franquia) -Necessidade de muita pesquisa
– Livre de taxas mensais (royalties e publicidade) – Não tem histórico sobre o negócio
– Liberdade para gestão do negócio – Não tem suporte específico

Observando estes quadros podemos ver que ambas as situações tem vantagens e desvantagens, assim é importante que você futuro empresário faça uma análise do seu perfil para identificar que características são mais importantes de acordo com a sua visão de negócio, conseguindo assim identificar qual o melhor caminho a seguir.

Você pode perceber que para o seu perfil possa ser muito positivo fazer parte de uma rede. Mas não como franqueado e sim como franqueador. Neste caso deverá começar com um negócio próprio e então virar um franqueador.

Resumindo tudo isso posso lhe dizer o seguinte:

Se você gosta de autonomia e de criação é provável que tenha dificuldade em se adaptar numa rede de franquias. Tirando esta situação, quase sempre a melhor opção será comprar uma franquia. Veja minha opinião neste vídeo:

Mesmo para aqueles que acham que uma unidade franqueada é pouco, vale a pena ter uma franquia. Neste caso pode tanto optar por uma franquia que tenha um investimento maior. Gerando assim uma possibilidade de ganhos maiores, ou ser um multifranqueado. A figura do multifranqueado está ficando cada vez mais comum. São franqueados que acertaram tão bem na gestão de franquias que tem muitas unidades, diversas vezes, de marcas e setores bastante distintos.

Para conhecer as principais franquias do mercado veja o site Portal do Franchising da ABF  Associação Brasileira de Franchising que apresenta informações sobre todas as marcas associadas.

Bons negócios e até a próxima!

 

 

 

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *