Formatação de Franquias para Criar uma Rede de Sucesso

formatação de franquias

Formatação de Franquias

A formatação de franquias é o principal serviço realizado pela FRANQUEADOR.COM que tem sede em Curitiba. Este trabalho tem o objetivo de pegar uma empresa que tem um negócio vencedor e fazer a sua estruturação para a expansão através do franchising. Criando assim uma rede de franquias de sucesso.

Por que é necessário fazer a formatação de franquia?

O processo de expandir através de franquias é complexo. A franquia é a replicação de um negócio de sucesso. O empreendedor pode ter todo o conhecimento e experiência sobre aquele negócio que será replicado. Por exemplo: uma hamburgueria, uma loja de roupas, uma empresa de prestação de serviços. Domina assim como é vender hamburgueres, camisetas, reformas, etc. Precisa agora definir todos os detalhes de como será vender “negócios”. “Vender hamburguer” é bem diferente de “vender um negócio que vende hamburguer”. Concorda?

Formatar é definir como funcionará a franquia, planejar e desenvolver tudo que será necessário do ponto de vista estratégico, operacional, gerencial e jurídico para construir uma rede de franquias de sucesso.

Quem pode formatar uma franquia?

O trabalho de formatação é complexo e costumo comparar com o fermento. Se você tem bons ingredientes (negócio) e coloca um bom fermento (formatação) o bolo (rede de franquias) vai crescer de maneira equilibrada e bonita.

formatação de franquia

Agora, mesmo que os ingredientes sejam perfeitos, mas o fermento não fizer o seu papel, o resultado será um bolo que não via crescer direito, vai ficar embatumado e talvez tenha que jogar tudo fora, perdendo os ingredientes, o tempo e o trabalho que foi investido!

Não existe uma lei que diga quem pode realizar o trabalho de formatação de franquias. Como em todas as atividades existem excelentes profissionais, que são consultores em franquia capacitados e experientes, mas também existem aventureiros que não conhecem profundamente o assunto e querem aproveitar a onda de criação de franquias que vivemos.

Se você não conhece consultores de sua confiança, um bom caminho é consultar o site da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Lá existe uma lista com as empresas de consultoria que são associadas. Contratar uma consultoria que seja associada não garante que terá um excelente serviço, mas pelo menos saberá que é uma empresa que realmente atua e tem experiência no setor, pois existe uma análise para que a empresa possa se associar. Existem também algumas excelentes consultorias que não são associadas.

Pode fazer a formatação de franquia sem uma consultoria?

Poder pode, mas por tudo que já comentei veja que não é uma tarefa fácil e também tem um risco envolvido. Por não ter experiência pode cometer erros bobos no processo de formatação. Estes erros seriam facilmente evitados se contasse com uma consultoria.

Como cada vez mais temos empreendedores mais arrojados e com boa formação, é possível com estudo, comprometimento e boa orientação formatar sozinho sua franquia.

Esta orientação é obtida através de bons cursos que estão surgindo como o da FIA em São Paulo e o do ISAE/FGV em Curitiba (que eu orgulhosamente Coordeno ;)).

Tenho também um curso online

Como acontece a Formatação de Franquias?

Apresento no vídeo a seguir como acontece a formatação de uma franquia. De maneira geral o processo para criar uma rede de franquias envolve desde a análise de franqueabilidade até a estratégia de comercialização. Apresento todas as etapas em detalhes neste outro artigo.

 

Cada consultor em franquias tem a sua metodologia de trabalho para transformar uma empresa em franquia. Na minha empresa, a FRANQUEADOR.COM, Os pilares que embasam a nossa metodologia são tão bem estruturados que foram utilizados como base para o desenvolvimento do Programa Franquias Paraná do Sebrae e da Fecomércio.

O Programa é realizado pelo Sebrae e pela Fecomércio, e conta ainda com o apoio educacional da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Em pouco tempo este Programa virou uma referência Nacional em termos de trabalhos do Sebrae para formatação de franquias. Sou o Coordenador Técnico deste Programa, já tendo atuado diretamente na formatação de diversas empresas.

Tenho publicado diversos vídeos sobre formatação de franquias no meu canal no YouTube.

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários, e responderei assim que possível.

Desejo sucesso para na sua jornada para aprender como montar uma franquia!

Até a próxima!