Roteiro Expansão de Rede de Franquias

Roteiro para expandir sua Rede de Franquias

Construir uma rede de franquias depende de muita coisa. Quando a franquia já está bem formatada. Com os manuais bem elaborados, treinamentos preparados. Contrato de Franquia, COF, e demais instrumentos redigidos e validados. Chega a hora de começar a expandir. Para fazer isto do jeito certo elaborei um infográfico para mostrar os 5 passos essenciais.

Infográfico para Venda de Franquias

Elaborei este roteiro para organizar as ideias na hora de estruturar o processo de expansão da rede de franquias.

rede de franquias

 

Download do infográfico em alta definição

 

Passo 1 – Perfil do Franqueado

A primeira coisa é definir qual é o tipo de pessoa ideal para ser seu franqueado. Existem características gerais como faixa etária, experiência profissional e formação. E também comportamentais como disposição para seguir regras e entender a importância do coletivo para a marca.

Passo 2 – Divulgação

Os potenciais interessados precisam saber que existe a sua franquia. É preciso contar para as pessoas que tem o perfil ideal para fazer parte da rede que a empresa está buscando franqueados. A divulgação deve ser focada nas praças de interesse no momento e em meios que atinjam pessoas que tem o perfil ideal de franqueado.

Uma das formas mais tradicionais para divulgação é a participação em feiras. Veja mais neste post: feira de franquias.

Passo 3 – Encantamento

Investir em um franquia vai exigir além do dinheiro, muita dedicação, tempo e energia do potencial franqueado. Assim ele precisa estar encantado com o negócio e com a possibilidade de fazer parte da rede para que persista durante todo o processo até se tornar um franqueado.

Encantá-lo é papel do franqueador.

 

Passo 4 – Seleção

Entre os interessados encantados com o negócio é preciso fazer uma seleção. Esta seleção deve ser séria e racional, com base em critérios bem definidos.

Um franqueado não pode ser selecionado só porque tem dinheiro.

E também não deve ser escolhido só porque tem o perfil ideal, mas não tem o capital necessário para investir no negócio com tranquilidade.

Passo 5 – Formalização do Processo

Depois que a ideia foi comprada e o candidato selecionado todo o processo deve ser formalizado. Este rito é importantíssimo para que não existam questionamentos futuros sobre a validade do contrato e também para que o processo tenha total transparência. Seguindo o processo formal de entrega da COF (atendendo todas as orientações da lei de franquias) mediante protocolo de recebimento e assinatura do contrato/pré-contrato somente após 10 dias o franqueado terá condições de decidir com segurança se quer ou não entrar na rede.

O processo de expansão é complexo, esta estrutura básica pode servir de espinha dorsal para a estruturação do seu processo.

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários.

Bons negócios, e boa expansão!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *