Qualidade NÃO é diferencial!

Quando falamos em negócios de sucesso normalmente pensamos em negócios de “qualidade”. O temo qualidade é muito abrangente. A qualidade por si só não explica o sucesso de um negócio. Com certeza você tem saudades de alguma empresa que você frequentava (loja, restaurante, lanchonete, etc.) e que hoje não existe mais. Se sente saudade com certeza tinha qualidade para você, mas se fechou esta qualidade não se traduziu em sucesso para o negócio.

O significado de qualidade depende do seu público

Tem gente que acha que o melhor supermercado é o que tem preços mais baixos. Ser “barateiro” é uma qualidade para estas pessoas. Tem outras que consideram os mercados com corredores largos (e um ambiente agradável) os melhores. qualidadeAssim se estes mercados fizerem anúncios dizendo que são os mercados de maior qualidade e atraírem os dois públicos que citei, com certeza não conseguiram agradar todo mundo, concorda?

Neste exemplo fica óbvio que não devemos utilizar a palavra “qualidade” na comunicação, e sim palavras como “o menor preço do bairro”, ou “o lugar mais agradável para fazer suas compras”.

O importante é no que você se difere dos concorrentes…

Desde que isso importe para os seus clientes. Se você tem uma oficina mecânica e consegue, diferente dos concorrentes da sua região, entregar os carros prontos no prazo combinado, isto é um diferencial! Use este diferencial na sua comunicação.

Se você não consegue ter nenhum ponto melhor que seus concorrentes, não adianta dizer que tem qualidade. Isto não será relevante para os clientes.

Análise seu modelo de negócio para identificar seus diferenciais

Toda empresa está baseada em um modelo de negócio. Quando você análise o modelo através do Business Model Canvas pode perceber que tem diferenciais não só na sua proposta de valor, mas em qualquer um dos elementos que forma o canvas do seu negócio. Como por exemplo no elemento “Canais”, onde o ponto comercial pode fazer toda a diferença.

Se quiser saber mais sobre o Canvas ou qualquer tema sobre negócios e franchising, deixe sua pergunta nos comentários que terei prazer em responder.

Até a próxima.

Bons negócios!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *