Como escolher o Ponto Comercial Ideal

Ponto Comercial

A escolha do local ideal, do ponto comercial, para a instalação de uma unidade é uma etapa fundamental para o sucesso de um negócio.

Quem quer ser um franqueador de sucesso precisa dominar este tema.

Cada tipo de negócio tem suas necessidades específicas sobre onde e como deve ser o ponto comercial. Isto acontece mesmo para negócios no mesmo segmento.

Assim o fundamental é definir os critérios que são relevantes para o “seu” negócio e então partir para a busca e fazer uma análise técnica e financeira entre as opções encontradas.

As características que são relevantes para o seu negócio tem tudo a ver com o seu público-alvo, assim entender o perfil do seu cliente é fundamental. Construir a PERSONA é a base. Sabendo isto pode definir os critérios com maior precisão.

Critérios para a Escolha do Ponto Comercial

Para organizar os critérios fundamentais para o ponto comercial do seu negócio, vamos dividi-los em duas categorias: Macro e Micro.

Características Macro

A as características macro são aquelas relacionadas a região do ponto. Algumas destas características são:como escolher ponto comercial

  • Faixa etária da região (por exemplo regiões com muitas universidades acabam tendo muitos estudantes na região e assim tem muitos jovens morando/circulando)
  • Renda Per Capta da Região
  • Características do comércio local
  • Etc.

Características Micro

A as características macro são aquelas relacionadas ao ponto especificamente. Algumas destas características são:

como escolher ponto comercial varejo

  • Ponto de ônibus bem próximo ao imóvel (para uma padaria no centro isso pode ser bem positivo, as pessoas indo pegar o ônibus para ir para casa já passam para comprar um pãozinho..enquanto para uma galeria de arte a fila formada na frente da sua loja pode atrapalhar a visibilidade do local)
  • Área (em m²)
  • Estacionamento próprio ou próximo
  • Facilidade para carga e descarga (para um pequeno mercado isto pode ser bem relevante, para um salão de beleza pode ser indiferente).
  • Fluxo de Pedestres
  • Fluxo de veículos
  • Pé-direito alto
  • Etc.

Peso de cada característica

Depois de definir as características, é preciso estabelecer o peso de cada uma delas para o seu negócio. Sugiro pontuar de 1 a 10.

Exemplo: se ter estacionamento for muito importante para o seu negócio, esta característica “estacionamento próprio” terá peso 10 enquanto.

Depois de dar os pesos pode partir para busca e avaliação de imóveis.

Avaliando as opções

Quando as opções de pontos comerciais já estiverem selecionadas, parte-se para a análise matemática colocando as informações em um planilha.

O imóvel com melhor pontuação será o prioritário. Veja exemplo no vídeo no final deste post.

Dicas gerais:

Velocidade da Via: Vias de alto fluxo são boas, mas o ponto deve ser em frente a alguma "redutor" de velocidade (como lombada, sinaleiro, etc) porque senão ninguém vê.

Lado da rua: De preferência a pontos do lado direito no sentido do fluxo (pesquisas indicam que as pessoas observam mais o lado direito).

Valor do aluguel: verifique se o valor do aluguel está adequado com o seu plano de negócios, não adianta ter um super ponto se você não conseguirá ter um negócio lucrativo por causa do valor do aluguel.

Prefeitura: antes de fechar contrato é imprescindível fazer uma consulta na prefeitura para verificar se o tipo de negócio pode funcionar naquele endereço.

Fluxo: o fluxo de pessoas e/ou veículos é fator crítico para a maioria dos negócios, existem alguns aplicativos que podem te ajudar no serviço de contar o número de pessoas e veículos. Um deles é chamado: contador e pode ser baixado na Google Play.

Agora é levantar da cadeira e ir busca o ponto comercial ideal para o seu negócio.

Sucesso e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *