Microfranquias – Mitos e Verdades

Microfranquias – como realmente funcionam as microfranquias?

Quase sempre que algum jornalista me procura para fazer alguma matéria sobre franquias, o tema na verdade sobre o qual querem que eu comente são as microfranquias.

Sabe por quê?

Porque existe um mercado enorme de pessoas interessadas em empreender. A maior parte destas pessoas não são investidores com um monte de dinheiro, e sim pessoas comuns que conseguiram juntar algum capital montar o seu negócio.

Assim surge muita especulação sobre as microfranquias e muitas afirmativas sobre este tipo de negócio, que muitos vezes não são verdadeiras.

Para esclarecer algumas destas questões resolvi escrever este post. Se tiver mais alguma duvida sobre microfranquias deixe sua duvida nos comentários e responderei assim que possível.

Muito bem, vamos então analisar algumas afirmações sobre este tipo de negócio:

  1. As microfranquias são franquias que necessitam de baixo investimento.

Verdade: O investimento total deve ser de no máximo até R$80.000,00 (set/16) para ser considerada uma microfranquia pela ABF.

2. Quem compra uma microfranquia vai ficar rico ou pelo menos ter uma renda bem elevada.

Mito: Não existe mágica, para investimentos pequenos não se pode esperar retorno milionário ou mesmo uma renda muito alta.

3. As microfranquias tem benefícios fiscais.

Mito: a categoria “microfranquia” não é considerada pelo fisco, ou qualquer outro órgão do governo, assim não existe, pelo menos até o momento nenhum benefício para este tipo de empresa.

4. Comprar uma microfranquia pode ser um bom negócio para quem quer trabalhar por conta própria.

Verdade: muitas pessoas querem começar a trabalhar por conta própria sem ter tido qualquer experiência com como empreendedor e assim o risco é grande. Poder contar com o suporte e o apoio de uma franquia é de grande valia neste momento.

Uma microfranquia que eu considero muito boa (até porque sou sócio..rsrs) é a investforex.com.br Vale a pena dar uma olhada.

5. A lei de franquias não é valida para as microfranquias.

Mito: Enorme MITO, as microfranquias tem que respeitar na íntegra a lei de franquias. Não existe qualquer diferença neste sentido. Reforçando, precisa ter COF, respeitar os prazos, etc.

6. Comprar uma microfranquia sempre é uma furada.

Mito: Como em todo tipo de franquia existem bons franqueadores oferecendo bons negócios e também franqueadores mal preparados oferecendo negócios inviáveis. Analisando com atenção podem ser encontradas ótimas oportunidades no setor de microfranquias.

7. Comprar uma microfranquia é garantia de sucesso!

Mito: Todo negócio envolve risco, pode ser uma franquia com investimento milionário ou uma microfranquia home based, nunca se tem garantia.

Como você pode observar temos mais mitos que verdades e por isso é importante analisar bem na hora de investir.

Publiquei um vídeo sobre as diferenças entre franquias e microfranquias:

 

Se tiver mais alguma duvida sobre microfranquias deixe nos comentários.

Bons negócios e até a próxima!

 

 

 

 

 

 

7 Comentários



  1. Erlon

    Ja fiz comentario no FB, mas reforço que o site esta muito bom.

    Grato

    Clod Lordelo

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *