Investir em Franquias – ou não?

Quando estou em alguma festa de família ou amigos, sempre alguém fica sabendo que sou consultor no setor do franchising e logo vem a pergunta: Investir em franquias é uma boa?

Investir em franquias é uma boa…

Quase sempre tem alguém perto que logo defende que franquia é uma furada! Só é bom para o franqueador – o pior que já ouvi professor de renomada instituição de pós-graduação falando isto. Quanta ignorância!

Ignorância porque, do meu ponto de vista, qualquer generalização que defende verdades únicas e absolutas tem uma enorme chance de estar errada. Outra razão é porque um simples raciocínio mostra que esta afirmativa está totalmente equivocada.

Existem inúmeros franqueados que possuem mais do que uma unidade franqueada. Algumas vezes até dezenas de unidades de uma mesma marca. Se não fosse bom porque estas pessoa fariam isso e não parariam na primeira unidade?

Multi-franqueados

Além disso, existe um movimento forte atualmente de multi-franqueados. São franqueados que possuem muitas unidades e alguma vezes de marca diferentes e que inclusive atuam em marcas diferentes. investir em franquias multifranqueadosNos Estados Unidos existem multi-franqueados que são grupos empresariais que inclusive recebem aporte de fundos de investimento. Estes caras não brincam em serviço, são analistas super experientes e treinados para investir em negócio com grande potencial de retorno. Para deixar claro: são empresas que se especializaram em gerir unidades franqueadas de diversas marcas e possuem 100, 200, 300 unidades! Franquia é bom para franqueados também!

Quando não é uma boa investir em franquias

Nem sempre o investimento no setor do franchising é bom. Muitas franqueadoras já quebraram gerando bastante prejuízo para os franqueados. Isto acontece por diversos fatores, alguns são apontados pela Empiricus, porém a análise deles está incompleta. Fiz um vídeo contando o que falta. Assiste aí 😉

Se você estiver pensando em investir em uma microfranquia não deixe de ler este post: microfranquias mitos e verdades.

Espero que você tenha gostado! Qualquer dúvida sobre franquias deixe nos comentários.

 

Bons investimentos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *