Posso criar uma franquia da minha empresa?

Antes de saber como criar uma franquia, você precisa saber se o negócio é franqueável.

Aprender como criar uma franquia é o desejo de muitos empresários quando veem a sua empresa fazendo sucesso.

Surge então a pergunta: Como montar uma franquia da minha empresa? Para começar é preciso avaliar se a empresa está em condições de virar uma franquia. Neste artigo vou mostrar como fazer esta análise. Se a sua conclusão for positiva, seu negócio pode virar uma franquia poderá passar para outro estágio que é saber como criar uma franquia.

Para responder esta pergunta é necessário fazer uma análise de franqueabilidade e assim saber se pode franquear seu negócio. Depois como criar uma franquia.

Esta análise consiste em verificar os pontos críticos fundamentais para que um negócio seja franqueável com sucesso, sendo positivo para franqueador, franqueados e clientes.

Na minha opinião quase todos os negócios são franqueáveis, porém deve ser encontrado o modelo que permita uma franquia de sucesso.

Os temas principais que devem ser analisadas são:

  1. Marca e Diferenciais
  2. Estrutura e Processos
  3. Maturidade do Negócio
  4. Desempenho Financeiro

Fiz um vídeo explicando o que deve ser observado em cada um destes itens e um formulário para fazer a analise de franqueabilidade do seu negócio.

  1. Marca e Diferenciais

Normalmente as pessoas interessadas em adquirir uma franquia estão em busca de uma marca conhecida. Se fosse para montar um negócio sem marca a maioria delas abriria sua empresa sozinho. Então a marca é sim muito relevante.

Mas e se a sua empresa ainda é pequena e sua marca não é tão forte? Neste caso precisa ter diferenciais que sejam relevantes o suficiente para “compensar” não ter ainda uma marca reconhecida. Os diferenciais devem gerar a expectativa de que no futuro a marca poderá crescer e assim o potencial franqueado estará investindo em um bom negócio.

Se sua marca ainda não deu entrada no seu pedido de registro de marca no INPI não pode perder este artigo: Como Registrar uma Marca

2. Estrutura e processos

Para franquear seu negócio precisará transferir know-how para os franqueados. Transferir know-how é passar para ele toda a essência do seu negócio de modo que possa implantar, operar e gerencia a unidade dele de acordo com o seu modelo.

Para fazer a transferência de know-how é preciso ter domínio sobre o seu negócio. Este domínio é tangibilizado através de processos padronizados e formalizados.

Além do domínio sobre os processos para efetivar o transferência de know-how exigira uma estrutura se suporte aos franqueados. Esta estrutura envolverá treinamentos, consultores de campo e canais de atendimento. Neste momento de analise para ver se o negócio é franqueável ainda não terá a estrutura pronta, mas precisa avaliar se tem condições de montar esta estrutura antes de vender franquias.

3. Maturidade do Negócio

Quanto mais maduro o negócio, maior a probabilidade de sucesso. Se uma empresa já possui diversas unidades, os seus gestores já sabem como replicar o negócio, quais são as dificuldades de cada nova unidades, como treinar novas equipes, etc.

Além disso se o negócio tem vários anos de existência não é só uma moda passageira.

Estes fatores dão mais segurança na hora de expandir com o franchising. Isso não significa que um negócio novo não possa ser franqueado, mas é necessário estar consciente que o risco é maior e assim uma análise mais profunda deve ser realizada.

4 Desempenho Financeiro

Por último, mas nenhum pouco menos importante, deve ser analisado o desempenho financeiro.

Quando se fala em desempenho financeiro precisamos analisar duas perspectiva: a do franqueado e a do franqueado.

Franqueador: deve ser feita uma simulação para saber quantas unidades serão necessárias até que se atinja o ponto de equilíbrio da empresa franqueadora e se o lucro que será gerado com a franqueadora após atingir um número realista de unidades franqueadas valerá a pena. O trabalho e o investimento exigidos de um franqueador são grandes.

Franqueado: o franqueado quer saber quanto vai investir, em quanto tempo este dinheiro vai voltar (payback). Qual é a rentabilidade do negócio (quanto estará ganhando em comparação a investir o mesmo valor no mercado financeiro, por exemplo). E qual será a lucratividade (quanto que sobre no final do mês).

Os números do modelo de franquia planejado devem ser satisfatórios e atraentes para franqueador e franqueado para que o projeto possa seguir adiante. Se não forem atraentes não significa que o projeto deva ser abandonado. Significa apenas que o modelo deve ser ajustado.

Publiquei um vídeo sobre o momento em que uma empresa pode virar uma franquia com base nos aspectos financeiros.

Para ajudar neste trabalho de fazer a analise do seu negócio em relação a possibilidade de como criar uma franquia a partir dele, elaborei uma ferramenta para lhe ajudar.

Preencha o formulário (atenção para colocar corretamente o seu endereço de e-mail para que possamos enviar o resultado da análise do seu negócio). Receba gratuitamente o relatório de análise de franqueabilidade. Para acessar a ferramente, clique neste link: Ferramenta de Analise de Franqueabilidade

É franqueável. Como criar uma franquia?

Se o seu negócio é franqueável deve começar a estudar como criar uma franquia. Pode contratar uma consultoria, como a minha 😉 que é FRANQUEADOR.COM ou pode fazer um curso desde que seja bem completo.

Gostaria de indicar um curso online. Neste curso é apresentado todo o processo de formatação de franquias.

Nesta apresentação fiz uma revisão rápida dos 3 pilares essenciais que devem ser analisados:

Desejo sucesso na sua jornada para aprender como criar uma franquia e tornar o seu negócio um grande caso de sucesso!

 

32 Comentários


  1. Ao pensar em criar uma rede de franquias o empresário precisa conhecer a operação do seu próprio negócio, como saber o quanto e o que viável ser reproduzido neste formato.

    Responder


  2. Bom dia, Tenho uma pergunta simples.

    Estou criando um modelo de negocio, porem ele ainda nao saiu do papel, é possível eu ja lançar o negocio abrindo franquias?
    Tenho todo o projeto e numero no papel mas ainda nao tenho nada de piloto.
    Quero em vez de operar o projeto ja vender o projeto como franquia direto.

    Responder

    1. Olá Murilo,

      Para responder de maneira bem objetiva: É possível, mas não é o mais indicado.

      O conceito de franquia é a replicação de um negócio que já deu certo, se ainda não tem como demonstrar resultados fica complicado mostrar que já deu certo. Assim fica claro que o melhor caminho é ter pelo menos 1 unidade piloto, para depois franquear.
      Se for bastante transparente com os primeiros franqueados, explicando a situação e conseguindo que sejam além de franqueados parceiros neste novo projeto pois o risco deles será bem maior, assim como o seu desafio como franqueador. Existem propostas para alterar a legislação, exigindo dois anos de atuação antes de franquear, mas hoje, pela lei ainda é permitido.

      Abs

      Responder

  3. Olá Erlon tenho um negocio no ramo de açaí já estamos com 5 lojas própria, e como tenho uma procura grande do pessoal perguntando se é franquia que quero ingressar nesse modo… A empresa e bem consolidada e marca ja esta ficando bem conhecida na região e preciso urgentemente começa no modo de franquias… Você da consultoria e acompanha todo o processo o que você me indicaria… Aguardo seu retorno ABS…

    Responder

    1. Olá Pedro,

      Obrigado pelo contato, vi o site da sua empresa, o conceito é bem interessante.
      Realizo consultoria para formatação de franquia e o acompanhamento necessário.

      Enviarei um e-mail para tratarmos dos detalhes.

      Abs
      Erlon

      Responder

  4. Olá Erlon.
    Antes de tudo parabéns por sua iniciativa. Nós precisamos muito de conteúdos gratuitos nesse tema, já que as orientações e consultorias nessa área são extremamente caras e para quem está iniciando todos os custos influenciam diretamente na viabilidade ou não do negócio.
    Minha dúvida é: você conhece, indica ou pode disponibilizar algum conteúdo para elaboração de manuais e padronização de processos de forma simples e de fácil compreensão pelo franqueado, bem como da COF?
    Você presta esse serviço de elaboração de manuais e COF?
    Muito obrigado.

    Responder

      1. Este curso só tem em Curitiba?
        Sou de São Paulo e estou muito interessado para me ingressar nesta área!

        Responder

        1. Olá Charles,

          Obrigado pelo contato. Por enquanto este curso é só em Curitiba.
          Recebi seu e-mail, continuamos conversando por lá!

          Abs
          Erlon

          Responder

      2. Olá,
        Vocês não teriam uma previsão para oferecer este curso on-line? Sou do RJ e fiquei interessada por este curso.

        Responder

  5. Olá Erlon, tenho uma sorveteria, cujo nome é Fontebella Sorvetes, já estou mudando o CNPJ para industria, já registrei o nome, já personalizei tudo no interior da mesma, tenho o plano de negocio pronto. Busquei em varias empresas de consultoria para iniciar o processo de formatação da Franquia, porém o valor é um tanto expressivo, mas sei que é o preço, mas sei também que não tenho este valor disponível no momento; por isso gostaria de saber se não tem nenhum curso on line ou presencial que ensina a fazer os manuais necessários?
    Antecipadamente agradeço a atenção e aguardo retorno.
    Claudia

    Responder

    1. Olá Claudia,

      Parabéns pelo seu espírito empreendedor. Pensando em pessoas como você estou montando um curso online para ensinar fazer os manuais e também como estruturar a empresa franqueadora.

      Como estou atendendo várias empresas na minha consultoria estou com pouco tempo para este projeto, mas coloquei como minha prioridade. Em breve teremos novidades.

      Grande abraço,
      Erlon

      Responder

  6. Erlon , tudo bem , tenho uma choperia e cafeteria no centro bem localizada com musica ao vivo ao fim de semana. gostaria de saber se consigo vender franquias para poder espandir a marca que seria um sonho de familia. O nome fantasia seria Madu Choperia e Cafeteria. Abraço fico no aguardo..

    Responder

    1. Olá Valdir,

      Obrigado pelo contato, que legal o seu negócio e saber que expandir a marca é um sonho de família. Isto é importante para o sucesso da franquia.
      Estou te escrevendo por email para continuarmos a conversa.

      Abs

      Responder

  7. Erlon boa tarde
    Tenho uma loja de embalagens, descartáveis, higiene e limpeza estabelecida à 04 anos.
    Estou estudando a possibilidade de formatar uma franquia especializada no fornecimento de materiais descartáveis(luvas, touca, lençol hospitalar, álcool gel , papel interfolhado etc…) destinado ao segmento de clínicas médicas, odontológicas e estética.
    O possível franqueado não precisa se estabelecer em um ponto comercial, pode se instalar em uma sala por exemplo, e todo estoque seria centralizado.
    Tenho excelente relacionamento com diversos fornecedores.
    Poderia me responder se este negócio tem potencial para franquia.
    Obrigado
    Vilson
    DICARUSO DISTRIBUIDORA

    Responder

    1. Olá José Vilson,

      A princípio parece ser franqueável, mas é necessário uma análise de franqueabilidade mais profunda, pretendo disponibilizar aqui um guia básico para isto e também um pouco mais para frente um curso completo para formatação de franquia.

      Responder

  8. Olá, gostaria de saber se o trâmite para a mudança e/ou transformação para uma franquia o processo é realmente muito burocrático? Gostaria de transformar a minha microempresa em uma franquia.
    Poderia me ajudar me explicando quais são os procedimentos, termos legais, administrativamente etc?
    Teria como me ajudar a esclarecer esses pontos e outros?!

    Obrigado,

    Leandro.

    Responder

    1. Olá Leandro,

      Desculpe a demora em responder, mas estava totalmente envolvido em um grande programa para franquias.
      O trâmite não é tão burocrático, mas é sim bastante complexo para que o resultado seja uma franquia que gere benefícios para franqueados e franqueador.

      Escrevi um post que apresenta este caminho em linhas gerais. Explicar tudo por email fica inviável, mas se tiver duvidas pontuais posso tentar ajudá-lo.

      Obrigado pelo contato.

      Abs

      Responder

  9. Olá Erlon!
    Estou ansioso para ler seu post sobre a análise de franqueabilidade.
    Tenho uma empresa que loca equipamentos para eventos corporativos e sociais (projetor, telão, notes, caixas de som, mesa de som, equipe técnica…) e pelas pesquisas que fiz ainda não encontrei franquias nesse segmento. Seria um precursor em um mercado super aquecido mesmo em momentos de crise!
    Podemos conversar a respeito?
    Att
    Alexandre

    Responder

    1. Olá Alexandre,

      Estou trabalhando no material de análise de franqueabilidade, logo publico.
      Quanto a sua ideia, parece que pode ser mesmo uma boa oportunidade.

      Vamos conversar. Entre em contato por e-mail.

      Abs

      Responder

  10. Olá quero transformar minha clínica de implante dentário em uma rede de franquia!
    estamos em Copacabana na rua santa clara 70 sala 708
    já iniciei o processo de registro de marca
    já tenho CNPJ
    gostaria de saber quanto ficaria uma assessoria ?

    Att

    Responder

    1. Olá Guilherme,

      Obrigado pelo contato, respondendo de maneira objetiva o valor de uma consultoria para transformação de uma empresa em franquia, fica em torno de cinquenta mil reais.
      Antes de realizar um investimento deste porte é importante fazer uma analise de franqueabilidade que permita verificar se a empresa já está em condições de se tornar uma franqueadora.

      Estou preparando uma material para uma auto-analise de franqueabilidade que publicarei aqui sem custos, mas enquanto não fica pronto, se quiser mais informaçoes sobre como podemos realizar esta analise, por favor entre em contato por email
      erlon@franqueador.com

      Abs

      Responder

  11. gostaria de me tornar uma franqueadora tenho uma fabricação de lingerie no fundo de casa

    Responder

    1. Olá Sheila,

      Interessante seu negócio. Em breve disponibilizarei um material para fazer um auto diagnostico de franqueabilidade, enquanto isto vamos conversando por e-mail para verificar se consigo lhe ajudar de alguma forma.

      Por favor me envie mais algumas informações sobre a sua empresa por email: historico, localização, situação do registro da marca e desempenho financeiro.

      Envie para erlon@franqueador.com

      Abs
      Erlon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *