[ editar artigo]

Empresário: seu lugar é na ESTRATÉGIA

Empresário: seu lugar é na ESTRATÉGIA

Já conheci muitos empresários de sucesso e vários deles demonstram muita felicidade, não só pelo dinheiro que conseguiram, mas também porque conseguem equilibrar o trabalho com o tempo em família, atividades de lazer e uma vida saudável. Muitos deles, assim como eu, colocando Deus em primeiro lugar.

Percebi que existe algo em comum nestes empresários. Sabe o que é? Todos atuam na estratégia das suas empresas e já deixaram o dia a dia da operação pra trás. Eles gastam seu tempo pensando de maneira inteligente no futuro do negócio, tomando decisões que terão grande impacto para o crescimento da marca.

Normalmente quem fica preso na operação acaba vendo concorrentes que entraram no mercado depois (algumas vezes até copiaram a sua ideia) e com menos qualidade, crescendo e ganhando espaço.

Para conseguir sair da operação e poder atuar no estratégico é necessário que o negócio cresça. Não tem como ser o estrategista, sem atuar na operação, se a empresa for muito pequena, pois alguém tem que "carregar o piano". E mesmo que seja um bom negócio, dificilmente o resultado financeiro gerado será suficiente para pagar quem vai tocar a operação com competência e ainda sobrar algum lucro para o empresário.

Então fica claro que você pode - e deve - focar sua energia e seu tempo na estratégia de expansão do seu negócio.

O crescimento do negócio torna possível pagar pessoas para realizarem o trabalho operacional. Este tipo de trabalho tem que custar muito menos do que vale a SUA HORA, afinal, se a hora do empresário não é a que tem mais valor no negócio, alguma coisa está errada.

A maioria dos grandes empresários de hoje começaram com negócios pequenos, com pouco recurso, com pouca gente. Mas conseguiram mudar de patamar acelerando o crescimento das suas empresas.

Na minha visão a melhor maneira para fazer impulsionar o crescimento da sua empresa é franqueando.

Através do correto processo de transformação de uma empresa em franquia se consegue fazer a avaliação e os ajustes necessários para que mesmo antes de começar a vender franquias o negócio já comece a apresentar um desempenho melhor.

Ao expandir seu negócio através do sistema de franchising a sua forma de gerar receita é através da remuneração pelo uso da sua marca e pelo uso do seu know-how (conhecimento do negócio). Assim, seu papel é pensar em como fazer a marca ter cada vez mais valor, como melhorar os detalhes do negócio e dos seus produtos, ou seja: definir as estratégias da empresa.

Aqui vale bem aquela analogia que Tony Robbins costuma utilizar: o ajuste de 2 milímetros na sua tacada no jogo de golfe pode fazer você acertar no buraco certo em vez da bola cair na água a metros de distância. Fazer este ajuste é o papel do responsável pela estratégia, do empresário. O seu papel.

Através do franchising você pode fazer a empresa ter um crescimento exponencial e alcançar o nível que você merece, permitindo que saia da operação e atue no estratégico. Assim poderá entrar no time dos empresários que, além de ter sucesso, são felizes.

Ja pensou no tamanho que sua rede pode ter? Veja este artigo.

FRANQUEADOR.COM
Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Ler conteúdo completo
Indicados para você