[ editar artigo]

Dificuldades na hora de franquear um negócio

Dificuldades na hora de franquear um negócio

Com meus anos de mercado, sei que muitos bons negócios poderiam expandir através do franchising e assim ter todos os benefícios de ser um franqueadora, mas encontram algumas barreiras e acabam não saindo do lugar.

Neste artigo vou apresentar as principais dificuldades encontradas na hora de transformar uma empresa em franquia e como superá-las.

Não saber analisar se o seu negócio é franqueável.

Esta é realmente uma questão importante! Defendo que todo negócio lucrativo é franqueável, mas precisamos encontrar o modelo certo de franquia. Assim analisar se o modelo do negócio atual já está pronto para ser franqueado ou precisa ser remodelado é uma tarefa que deve ser feita.

Nesta análise é necessário avaliar os resultados financeiros, os diferenciais de mercado e o nível de amadurecimento dos processos de gestão e operação da empresa.

Para fazer esta análise existe uma ferramenta online e gratuita: https://analisedefranqueabilidade.com.br/ Se o resultado da análise de franqueabilidade do seu negócio for positiva esta dificuldade já foi superada!

Não saber se vale a pena franquear.

Depois de saber que o seu negócio é franqueável o próximo desafio é saber se vale a pena franquear. Pense comigo, franqueando se consegue expandir um negócio de uma maneira muita mais rápida do que sozinho, por dois grandes motivos:

1) recursos financeiros: imagine quanto teria que investir para montar 50 unidades do seu negócio e compare com o fato de vender 50 franquias, o valor para investir na montagem destas unidades vem dos franqueados, que além disso pagam taxa de franquia para você.

2) Estrutura operacional, imagine você ter que conseguir 50 bons gerentes para tocarem estas novas unidades e você ter que administrar tudo isso. Agora compare com a possibilidade de que cada unidade seja gerenciada pelo próprio dono, e você ganhe uma parte do lucro de cada uma.

Agora que já vimos que com franquia é mais rápido e mais fácil crescer, vamos ver os benefícios de ter uma rede, em vez de apenas poucas unidades próprias:

  1. Valorização da marca
  2. Poder de negociação junto a fornecedores
  3. Poder atuar no estratégico e sair da operação do dia a dia
  4. Receita recorrente gerada pelos royalties de todas as unidades

Além disso vários outros benefícios são gerados pela força da rede, como otimização dos investimentos em marketing, troca de experiências para aprendizado acelerados, entre outros. Mas acredito que só este benefícios já apresentados são suficientes para superarmos esta barreira, concorda?

Não saber por onde começar

Depois de ter a certeza de que quer franquear seu negócio e começar a crescer, vem uma dificuldade mais complexa que é por onde começar? Qual o passo a passo?

Elaborei um ebook que te mostra como começar e todos os passos que deve percorrer até lançar sua franquia no mercado.

Pode baixar o e-book aqui:https://comofranquear.franqueador.com/

Lá eu mostro em detalhes todos os 8 passos necessário para transformar uma empresa em franquia.

  1. Desenho do modelo de negócio da franquia
  2. Plano de Negócios
  3. Transferência de know-how
  4. Processos do franqueador
  5. Documentos jurídicos
  6. Formalização da franqueadora
  7. Plano de Expansão de Rede
  8. Gestão de rede

Dificuldade para elaborar os Manuais do Franqueado

Os Manuais do Franqueado são muito importantes, porém não são um bicho de sete cabeças se você conhecer o seu negócio (acho que todo empresário conhece, não é?) e souber quais manuais que deve fazer. Os manuais essenciais são estes aqui:

  1. Implantação: mostra detalhadamente para o novo franqueado como ele vai montar sua unidade e como vai começar a operar, orientando até sobre o evento de inauguração.
  2. Operação: mostra como é o dia a dia do negócio, como atende os clientes, como executa os serviços, quais são os procedimentos de limpeza da unidade e o processo de vendas.
  3. Gestão: mostra como o franqueado deverá gerenciar sua unidade. Afinal a maioria dos franqueados nunca foi empresário então é necessário orientar sobre gestão financeira, de recursos humanos e de marketing.

E já imaginou como seria mais fácil se você tivesse uma orientação explicando como escrever cada um destes manuais e além disso modelos prontos em word para servir como base para a elaboração dos seus? Tem tudo isso no meu curso de formatação de franquia: franqueador.kpages.online/segredos-da-franquia

Elaboração dos Documentos Jurídicos

Uma parte muito importante no processo para criar uma franquia é a elaboração dos documentos jurídicos. Sempre recomendo a contratação de um advogado para isso, e não qualquer advogado, um que seja especialista em franchising e conheça bem a lei de franquias que temos no Brasil. 

Sei que a contratação de um serviço deste nível é caro, acho justo, mas para muitos empresários e empresárias de micro e pequenas empresas, mesmo tendo negócios lucrativos este investimento para começar a franquia fica inviável. Então acabam as vezes copiando de uma outra franquia sem saber o que estão fazendo.

Para te ajudar a superar esta barreira no meu curso explico em detalhes cada ponto da COF - Circular de Oferta de Contrato, que é um documento obrigatório pela lei de franquias, a lei 13.966 de 29 de dezembro de 2019. Explico também como montar o Contrato de Franquia e o Pré-Contrato. Além de explicar o que mais seria necessário para que isto não seja uma obstrução no seu objetivo de franquear o seu negócio? Se a sua resposta for: modelos de exemplo e alguém para perguntar sobre dúvidas específicas em relação aos documentos para o seu negócio...seu sonho pode se tornar realidade, no curso de formatação de franquia temos tudo isso. Conheça aqui: franqueador.kpages.online/segredos-da-franquia

Falta de recursos suficientes para franquear

Basicamente o que requer mais recursos para a franquear são: consultoria para formatação da franquia e a estrutura da franqueadora.

Consultoria para Formatação de Franquia

Sim, consultoria custa caro porque é um trabalho que envolve muitas horas de consultores especializados e experientes. Eu me incluo neste grupo e por isso para eu realizar este tipo de serviço também preciso cobrar um valor justo, mas sabendo que muitas empresas não tem como investir um alto valor decidi colocar toma a minha experiência no curso de formatação de franquia Segredos da Franquia. Investimento 10x menos do que numa consultoria você pode formatar sua franquia de forma rápida, prática e segura.

Estrutura para a Franqueadora

Quando alguém quer montar uma franqueadora acaba tendo como referencia as grandes franqueadoras, e isso é muito legal. Porém a realidade da estrutura de uma franqueadora que está no início é muito diferente daquela que já tem 10 franquias, e ainda mais daquela que tem 50 e imagine então se for se comparar com as que tem 100, 200, 1000 unidades. São mundos completamente diferentes. E o pior é que tem algumas consultorias que insistem que quem franquear já tem que começar com uma mega estrutura, isso não é verdade.

Comece pequeno, um passo de cada vez, e conforme vai vendendo franquias, com o dinheiro que entra vai construindo a estrutura da sua franqueadora. O que você precisa para começar é conhecimento e vontade!

 

Conte comigo para superar as dificuldades que aparecerem na sua jornada para se tornar um franqueador.

 

 

 

 

FRANQUEADOR.COM
Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir

Consultor Franquias - FRANQUEADOR.COM

Ler conteúdo completo
Indicados para você